Na esteira da negociação do Brasil e da Russia para a compra de material militar onde o Yak-130 foi (segundo materia) oferecido a FAB, trago a vocês este muito bom artigo do Excelente (e completo) Blog Campo de Batalha Aérea:
"Para
os leitores mais antigos deste blog, logo perceberão a similaridade do
avião que tratarei neste artigo com modelo M-346 da empresa Aermacchi,
italiana, apresentado anteriormente neste Blog. Uma
joint venture entre a Yakolev e a Aermacchi, começou o desenvolvimento
do modelo YAK-130 em 1993, sendo que o primeiro vôo deste modelo ocorreu
em 1996. Com a parceria desfeita no final de 1999, a Aermacchi
desenvolveu o resto do projeto sozinha, criando o M-346, enquanto que a
Yakolev, russa, levou até o fim o desenvolvimento de seu YAK-130. Esse
desenvolvimento final, separado entre as duas aeronaves, acabou fazendo
com que tivessem desempenho final, também diferente. O modelo italiano
acabou sendo uma aeronave supersônica, enquanto que o YAK-130 não chega a
romper a barreira do som. Na pratica, essa vantagem do italiano é muito
pequena, pois ela só atinge a velocidade do som, sem exceder, como um
caça de alto desempenho o faz, mas mesmo assim, o pessoal do marketing
da Aermacchi faz o seu trabalho colocando em evidência este desempenho.
Acima: Nesta foto, o desenho do YAK-130 fica claro seu parentesco com o M-346 italiano.
Foram
encomendadas 150 unidades do YAK-130 pela força aérea russa, com o
objetivo de substituir os antigos aviões de treinamento Aero Vodochody
L-39 Albatros. Além da Rússia, as outras nações que já encomendaram o
YAK-130 foram a Argélia, Líbia e Vietnam, obtendo, assim, um melhor
desempenho de exportação que seu irmão italiano M-346.
O
YAK-130 está propulsado por dois motores Klimov AI-222-25, sem pós
combustor, que produzem 2158 kgf de potência cada. Com essa propulsão,
pequeno YAK-130, possui uma relação empuxo/ peso de 0,68 e atinge uma
velocidade máxima de 1050 km/h. Essa potência é considerada baixa,
quando comparada aos caças de combate de primeira linha, mas adequada
para uma aeronave de treinamento e ataque leve descompromissada como
este avião. No campo de manobrabilidade, o YAK-130 acaba chamando a
atenção pelo bom desempenho conseguindo puxar curvas de até 8 Gs e
manter uma curva sustentada de 14º/seg.
Acima: O
YAK-130 possui um computador de vôo capaz de simular o comportamento de
diversos aviões de combate permitindo um melhor aproveitamento dos
novos pilotos na conversão para os caças de primeira linha.
O
sistema de controle de vôo FBW (Fly By Wire) com redundância quadrupla
(há 3 sistemas reservas fora o principal) permite a o YAK-130 simular o
comportamento de vôo de muitos modelos de caças de 4º e 5º geração, como
o MIG-29, Su-27 Flanker, F-16, Mirage 2000, Rafale e F-35, por exemplo,
bastando escolher o modelo de avião a ser simulado, no controle de vôo
dentro da cabine.
O
painel de controle conta com três displays multifunção, como na maioria
dos aviões de combate de 4º geração, e conta, ainda, com a integração
de um capacete HMD/ HMS onde os dados de navegação e do alvo são
mostrados, na própria lente do capacete, substituindo o HUD, também
disponível no painel. Essa característica facilita, ainda mais, a
adaptação dos novos pilotos as aeronaves de combate definitivas que
pilotarão em suas carreiras.
tsHá
um sistema de alerta de falhas que informa o piloto através de uma voz
gravada, sobre a natureza das falhas da aeronave. Este sistema, de
origem russa, é fornecido pela AA.S Popov GZA. O YAK-130 usa o
barramento padrão de dados MIL STD 1553, ocidental, para facilitar a
substituição e integração de sistemas de diversas origens, dando
flexibilidade ao cliente que queira sistemas diferentes dos fornecidos
pelos russos.
Acima: O
painel do piloto no YAK-130 segue a linha dos caças de 4º geração com 3
displays multifunção. essa configuração diminui a carga de trabalho do
piloto e o deixa mais ambientado com a provável configuração do cockpit
do caça de primeira linha que ele pilotará.
O
YAK-130 pode ser equipado com um pequeno radar, caso o cliente assim
queira. Embora haja mais de um tipo de radar disponível, graças a o
projeto que previu facilidade na instalação de diversos equipamentos, o
radar sugerido é o OSA desenvolvido pela NIIP Zhukovsky. Este pequeno
radar possui um alcance máximo de 85 km contra alvos do tamanho de caças
convencionais (5m2 de RCS), e pode rastrear 8 alvos simultaneamente e
engajar 4 deles ao mesmo tempo. O YAK-130 está equipado com um sistema
de iscas, tipo Chaff e Flare, para despistar mísseis guiados a radar e a
infravermelho, respectivamente. Um sistema de guerra eletrônica baseado
em um interferidor de radares (Jammer) e um sistema de alerta de radar
(RWR), também estão disponíveis para esta aeronave.
Acima: O YAK-130 está equipado com Flares (foto) e com Shaffs para despistar mísseis orientados por calor e por radar.
O
armamento do YAK-130 fica distribuído por 9 pontos fixos de cargas
externas espalhadas no avião, sendo 4 em cada asa e um sob a fuselagem.
Ao todo, ste pequeno avião pode transportar até 3000 kg de armamentos ou
tanques de combustível externos. Basicamente, a grande maioria do
armamento empregada pelo YAK-130 é voltada a missões ar solo. A força
aérea russa equipou seus exemplares com o míssil KH-25ML (AS-10 Karen) e
10 km e guiado a laser. Este míssil pode penetrar até 1 metro de
concreto, sendo eficaz contra alvos reforçados. A bomba guiada
a laser KAB-500KR também está disponível para o YAK-130. Essas armas
guiadas a laser são guiadas por um casulo a laser transportado,
externamente pelo YAK-130. Bombas de queda livre com 25 kg e de
fragmentação são, também usadas. O YAK-130 usa casulos de foguetes não
guiados B-8M e B-18 além de casulos com canhão GSH-30 de 30 mm, ou o
GSH-23 de 23 mm. Casulos com canhões ocidentais como o DEFA francês e o
ADEM, também podem ser transportados. Alias, o barramento MIL STD 1553
usado no YAK-130 permite a fácil integração de armamento ocidental como o
míssil ar solo norte americano AGM-65 Maverick, o míssil ar ar AIM-9
Sidewinder e o míssil ar ar francês Magic de curto alcance. O míssil ar
ar russo R-73 já está integrado ao modelo em operação na força aérea
russa.
Acima: O
armamento que pode ser empregado no YAK-130 é bastante bariado e ainda
pode ser usado armas de origem ocidental, facilitando a logistica de um
cliente que não esteja acostumado com os equipamentos russos.
Como
se pode ver, o YAK-130 representa uma interessante solução, tanto para o
treinamento de pilotos novatos, quanto para a necessidade de uma
aeronave de combate leve de apoio que tenha baixo custo de aquisição e
operação, capaz de, com a estratégia correta, multiplicar a força de
combate das aeronaves de primeira linha em caso de guerra.
O Brasil, especificamente, poderia se beneficiar muito
com uma aeronave como o YAK-130, pois a Força Aérea Brasileira (FAB)
não tem, ainda, um substituto a reação para seus velhos e obsoletos
MB-326 Xavante, deixando a função par os turbo-helices AT-29 Super
Tucano, o que, na opinião de alguns especialistas e militares, seria
inadequado para preparar os novos pilotos para um caça de primeira linha
de alto desempenho. Contudo, não quero que o leitor pense que eu esteja
defendendo, especificamente o YAK-130 para a FAB. O que defendo é uma
aeronave na categoria do jato russo (há varias opções no mercado) para
substituir os cansados Xavantes."
Acima: Neste desenho em 3 vistas do YAK-130 tem suas linhas evidenciadas para um posterior reconhecimento do modelo.
FICHA TÉCNICA
Velocidade de cruzeiro: Mach 0,75 (887 km/h)
Velocidade máxima: mach 0,90 (1050 km/h)
Razão de subida: 3000 m/min
Fator de carga: +8, -3 Gs
Potência: 0.68
Taxa de giro: 14º/s (sustentada)
Razão de rolamento: *240º/s
Raio de ação/ alcance: 1273 km/ 2546 km
Empuxo: 2 motores Klimov AI-222-25, sem pós combustor, que produzem 2158Kgf de potência cada.
DIMENSÕES
Comprimento: 11,49m
Envergadura: 9,72 m
Altura: 4,76 m
Peso: 4600 kg (vazio).
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil AIM 9 Sidewinder, R-73, R-550 Magic.
Ar Terra: Míssil AGM-65 Maverick, Bombas FAB, Míssil KH-25ML Bomba laser guiada KAB-500KR
, canhão DEFA de 30 mm em casulo, Canhão GSH-30 de 30 mm ou GSH-23 de
23 mm, também em casulo externo, lançadores de foguetes B-8M e B-18.
Total de cargas externas: 3000 kg.
ABAIXO TEMO UM VIDEO COM O YAK-130 SE APRESENTANDO EM VÔO.
Fontes: A.S Yakolev Design; Site Warfare.ru; Site Air Force Tchnology; Site Global Security; Site Deagel; Site Military Today
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