A organização do Royal International Air Tattoo (RIAT) confirmou que duas aeronaves da Força Aérea Brasileira estarão presentes no evento militar que ocorre nos dias 20 e 21 de julho na Base da RAF de Fairford em Gloucestershire, próximo a cidade de Swindon.
No site do evento, o texto que abre a notícia é esse: “Eles vão fazer o samba em Swindon, o tango em Taunton e lambada em Leeds!”
http://photos1.blogger.com/blogger/2991/3106/400/R99A%20Embraer.jpgA Força Aérea Brasileira vai levar para o RIAT 2013 uma aeronave de AEW&C R-99 do 2°/6° Grupo de Aviação “Esquadrão Guardião” e um KC-130H do 1º/1º Grupo de Transporte “Esquadrão Gordo”.
A Força Aérea Brasileira é um visitante constante no RIAT, e até mesmo a Esquadrilha da Fumaça já participou do evento, em 2008. As duas aeronaves que seguirão para Fairford este ano ficarão na exposição estática.
O vice-diretor de Operações de Aeronaves do RIAT, Tom Gibbons disse: “Estamos absolutamente encantados ao ouvir a notícia de que a Força Aérea Brasileira, mais uma vez estará presente no Royal International Air Tattoo, desta vez com um KC-130H Hercules e uma aeronave de vigilância Embraer R-99.
“Os brasileiros são participantes constantes do RIAT e é fantástico que eles tenham confirmado esse recurso valioso para o show desde o início do ano. A incomum aeronave R-99 se encaixa perfeitamente em nosso tema operacional SkyGuardian e estamos ansiosos para receber as duas equipes de tripulantes em Fairford, em julho.”

Fonte: CAVOK  - Dica do Francisco AMX