https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifrgqf5jlWZw4flr4z_zjqXPB6GklruxcdAK0cEU-dO9OnIQDRelGR0HuctthIaCrz3-CZ9ortIz8yrPKUHFP6xSFRiQasb-lmWbzBiz7BIPufUyAL5iG1-aCpL6oweMTlj67xXrMqXIJt/s1600/Rafale+%25282%2529.jpgA França está progredindo da modernização da sua aeronave multirole Rafale para um novo padrão, de acordo com uma fonte baseada em Paris, próxima ao programa Rafale. Ele será conhecido como Rafale F3R, e em grande parte será constituído de uma atualização do software principal da aeronave.
A atualização é necessária para melhorar a capacidade do radar de matriz de varredura eletrônica ativa Thales RBE2 (AESA), e para permitir que a aeronave possa utilizar o míssil ar-ar além do alcance visual (BVRAAM) Meteor da MBDA, juntamente proporcionando melhorias para os sistemas de auto-defesa Spectra e de identificação Amigo ou Inimigo com interrogador/transponder compatível com Modo-5/Modo-S, ambos fabricados pela Thales.
A agência de aquisições de Defesa da França (DGA) revelou que fechou um contrato com a Dassault, em dezembro de 2012, para completar um estudo de redução de risco para uma atualização de combate do Rafale. A notícia foi anunciada pelo diretor da DGA, Laurent Collet-Billon, durante a conferência da agência de imprensa em Paris, em 13 de fevereiro.
O primeiro Rafale de produção, equipado com o radar RBE2, foi entregue a DGA em outubro e está atualmente passando por testes de voo. Enquanto isso, os testes de separação de armas do míssil Meteor foram concluídas com o Rafale durante o mesmo mês.
Fonte: Jane’s / Tom Withington – Via: Cavok