GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

terça-feira, fevereiro 19, 2013

Rebeldes capturam base aérea e caças MiG na Síria

By on 19.2.13

Os rebeldes sírios capturaram hoje uma base aérea das forças governamentais e, pela primeira vez, uma frota de aviões de guerra que inclui caças MiG, noticia a AFP.

Segundo a organização não-governamental, durante o ataque à base aérea de Al-Jarrah, na província de Aleppo, os rebeldes mataram, feriram e capturaram dezenas de tropas.
Após a captura, caças da Força Aérea síria bombardearam a base para tentar desalojar os rebeldes.
Fonte militar em Aleppo confirmou à AFP a captura da base "após 48 horas de combates violentos", mas minimizou a importância de Al-Jarrah, um "aeroporto muito pequeno, usado para treino", onde há pouca quantidade de munições e vários aviões inutilizados.
Abdel Jabbar al-Okaidi, coronel dos rebeldes do Exército Livre Sírio insistiu que a captura consistiu num "grande avanço" e que haverá "mais surpresas" em breve.
O próximo alvo deverá ser o aeroporto internacional de Aleppo, onde se registaram combates nos últimos dias.
A guerra civil na Síria terá causado 70 mil mortos, afirmou hoje a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos do Homem, Navi Pillay, que reafirmou o falhanço no acordo de uma intervenção internacional naquele país.
A Rússia, o último aliado do presidente sírio Bashar al-Assad, e a China bloquearam por três vezes resoluções do Conselho de Segurança para a ONU intervir no conflito.
Perante uma oferta da oposição para negociações diretas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apelou ao presidente Bashar Al-Assad para que aceite e se sente à mesa com os rebeldes. 

Fonte: RTP

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts