A Rússia desmentiu que dois de seus caça-bombardeiros tenham invadido durante alguns segundos nesta quinta-feira (7) o espaço aéreo japonês, conforme anunciou o ministério da Defesa do Japão, que ordenou imediatamente a decolagem de quatro aviões de suas forças.
"Os aviões da Frota do Pacífico voam regularmente nesta região respeitando rigidamente as normas internacionais", declarou um porta-voz do Distrito militar do Leste, Roman Martov.

O Japão divulgou a imagem de um dos caças Su-27 que teria entrado no espaço aéreo japonês nessa quinta-feira. (Foto: AP)
Segundo a fonte japonesa, os aviões, do tipo SU-27, entraram durante alguns segundos no espaço japonês às 14h59 (horário local, 3h59 de Brasília), em frente à ilha setentrional de Hokkaido.
O ministério das Relações Exteriores japonês apresentou um protesto formal ante a Rússia.
O incidente aconteceu pouco depois que o primeiro-ministro japonês disse que queria achar "uma solução mutuamente satisfatória" ao litígio territorial entre os dois países pelas ilhas Kuriles.
Moscou e Tóquio disputam quatro ilhas do arquipélago das Kuriles do Sul, que foram anexadas pelos soviéticos ao final da Segunda Guerra Mundial. Este litígio impede a assinatura de um tratado de paz entre os dois países.
Fonte: R7