O Ministro da Defesa e dos Veteranos Militares da África do Sul, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, fez hoje uma surpreendente admissão hoje de que 12 caças JAS 39 Gripen, adquiridos como parte de um acordo feito há mais de uma década, e que custaram bilhões de dólares, estão armazenados há muito tempo.
Respondendo a uma pergunta parlamentar sobre quantos caças Gripen estavam armazenados a longo prazo, o ministro respondeu:
“A Força Aérea Sul Africana (SAAF) possui 12 aviões de combate Gripen colocados num armazenamento a longo prazo. Essas aeronaves estão colocadas num armazenamento como uma atividade planejada, de acordo com a sua utilização e padrões do orçamento / fluxo de despesas da SAAF”.
Os 12 caças Gripen em armazenamento a longo prazo estão, presumivelmente, embalados à vácuo, como frangos congelados, num hangar em algum lugar na África do Sul.
Os caças Gripen devem fornecer uma capacidade de combate aéreo para a Força Aérea Sul Africana (SAAF).
No entanto, os caças Gripen estão efetivamente no solo porque o orçamento para funcionamento tem sido mantido no mínimo e a SAAF não pode se dar ao luxo de operar o sistema Gripen.
Os fatos tristes sobre o “sistema Gripen” são os seguintes:
  • 26 caças Gripen foram entregues;
  • 10 ou menos caças Gripen estão operacionais;
  • 12 caças Gripen estão em armazenamento a longo prazo;
  • há 6 pilotos qualificados, e
  • existem cerca de 150 horas de vôo disponíveis para todo o esquadrão (Esquadrão 2) em 2013.
Um dos maiores escândalos do negócio de armas é que foi adquirido equipamento militar que não existia condições de operar.
E não há melhor ilustração vendo os caças Gripen em armazenamento a longo prazo.
É imperativo que o ministro da Defesa e dos Veteranos Militares, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, analise a concessão de financiamento operacional para o sistema Gripen na SAAF.