O helicóptero de ataque chinês WZ-10 foi construído sobre um projeto russo 941, desenvolvido em 1995. Depois de 18 anos, esta foi a afirmação do designer chefe da Kamov, Sergey Mikheyev, dita durante a Heli-Expo 2013 em Orlando, Florida. Segundo ele, o projeto do helicóptero foi encomendado pelo governo da China, de acordo com os requisitos para um helicóptero pesando seis toneladas. “Por razões óbvias, esta informação é mantida em segredo”, disse Mikheyev.

De acordo com a publicação Flightglobal, a base do projeto 941 foi para outro projeto de helicóptero de ataque que está sendo desenvolvido para as forças armadas soviéticas. O helicóptero 941, de acordo com Mikheyev, foi feito apenas em conformidade com os requisitos de peso e características de voo do aparelho da China. A participação russa na criação do WZ-10 foi limitada a concepção do helicóptero. Os protótipos de testes de vôo e a produção das unidades chinesas foram feitas de forma independente, bem como da produção a finalização do projeto.

“Eu desejo a melhor sorte para este helicóptero”, disse Mikheyev, recusando-se a citar as características técnicas da máquina, dizendo aos repórteres que tais perguntas devem ser feitas para o lado chinês. Anteriormente, a informação sobre o desenvolvimento inicial do WZ-10 nunca tinha sido divulgada. A empresa chinesa CAIC tinha afirmado que o helicóptero de ataque WZ-10 é o primeiro empreendimento totalmente chinês.
De acordo com os dados oficiais, o comprimento da fuselagem do WZ-10 é de 14,5 metros e o diâmetro de rotor de 13 metros. O peso máximo de decolagem do helicóptero é de cerca de sete toneladas. A máquina está equipada com dois motores com turbina WZ-9 com potência de 1.350 HP cada um. O WZ-10 é capaz de atingir velocidades de até 300 quilômetros por hora e voar por uma distância de 800 quilômetros. O helicóptero está armado com um canhão de 30 milímetros e tem quatro pontos fixos para os pods de armas e foguetes de várias classes.

Fonte: CAVOK