A Coreia do Norte ameaçou nesta quinta-feira (7) os Estados Unidos com um "ataque nuclear preventivo", novamente subindo o tom das ameaças, enquanto a ONU analisa uma resolução que vai impor novas sanções ao país por conta de seu terceiro teste nuclear.
"Como os EUA estão a ponto de iniciar uma guerra atômica, vamos exercer nosso direito a um ataque nuclear preventivo contra o quartel-general do agressor para proteger nosso supremo interesse", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano em comunicado divulgado pela agência estatal KCNA.

A Coreia do Norte acusa Washington de usar testes militares conjuntos com a Coreia do Sul como uma plataforma para um possível ataque nuclear e convencional ao país, e ameaçou fazer mais testes de armas nucleares em resposta às sanções impostas pelo Conselho de Segurança.
Também reiterou que pode acabar com o armistício assinado com Washington e que encerrou a guerra entre as Coreias, entre 1950 e 53.
O Rodong Sinmun, o jornal oficial do partido único, citou a ameaça de uma "guerra termonuclear".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEik1DIqXYDyGr83uz9Nvy0PAiFQVTNIstf5FVvkiOMhe5XtgVKA4Go6K1e4MzKm3CZ0dJAUD5Amq2rtvuP1zKN1cF2ZKPZkXFD5fKMHJFRqGRUDvacTDtNTj9pLftBouKXJu5lGE2jkvQM/s1600/coreia+do+nortemisseis+.jpg "A guerra não se veria confinada à península coreana", advertiu, em uma referência ao arsenal balístico do país, capaz, segundo o jornal, de atacar o território americano, sobretudo as ilhas do Pacífico.
A Coreia do Norte realizou um terceiro teste nuclear em 12 de fevereiro, em desafio a resoluções da ONU, e declarou que tinha conseguido o progresso na obtenção de um arsenal atômico funcionando.
Analistas acreditam amplamente que o Norte não tem a capacidade de realizar um ataque nuclear contra o território americano.

Fonte: G1