O ataque cibernético de quarta-feira contra emissoras e bancos sul-coreanos foi originado a partir de um endereço de IP na China, mas a identidade dos hackers não pode ser confirmada, disseram autoridades nesta quinta-feira.
"Hackers não identificados usaram um endereço de IP chinês para infiltrarem servidores das seis organizações afetadas e para instalarem o malware que atacou seus computadores", disse Park Jae-moon, diretor de políticas de rede do órgão regulador de comunicações da Coreia do Sul.
A Comissão de Comunicações da Coreia salientou que rastrear o IP de origem até a China não explica quem estava por trás do ataque. Segundo o órgão, o endereço de IP poderia ter sido desviado, mantendo a identificação da China apesar de ter outra fonte inicial.
"Nesta fase, ainda estamos fazendo nossos melhores esforços para descobrir a origem dos ataques, mantendo todos os tipos de possibilidades", disse Park.
Na quarta-feira, as redes de computadores de vários bancos e emissoras da Coreia do Sul foram interrompidas. Os problemas em Seul ocorreram alguns dias após a Coreia do Norte culpar a Coreia do Sul e os Estados Unidos pelos ataques cibernéticos que interromperam temporariamente a conexão de sites em Pyongyang. 

Fonte: Estadão