O departamento de Segurança Interna (Homeland Security) dos Estados Unidos modificou seus drones Predator, normalmente utilizados em missões militares, para realizar operações de vigilância em solo norte-americano.

Com capacidade para identificar sujeitos armados mesmo à noite, e também sistemas para interceptação de redes de celular, os drones Predator B já eram utilizados na patrulha das fronteiras norte e sul dos Estados Unidos. Agora, as aeronaves não tripuladas dão assistência a agências como FBI, Serviço Secreto, Texas Rangers e polícia local.
Apesar de os usos da captura de sinais sem fio não estarem claros, os drones têm a capacidade de identificar múltiplos sinais e fornecer a localização exata de um suspeito. Esse recurso levanta questões sobre a liberdade dos indivíduos e privacidade, já que os drones se tornam cada vez mais comuns.
O departamento de Segurança Interna revelou à Cnet que a função de espionagem em redes sem fio ainda não foi implementada. "Quando isso ocorrer, qualquer uso será aplicado de acordo com os direitos e liberdades civis e respeitando a lei".

Fonte: Exame