GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

sexta-feira, março 01, 2013

F-16 turcos pressionam o PKK que pede 'água'

By on 1.3.13

http://2.bp.blogspot.com/-ke4RaM-58Xw/TrJ5cGzglyI/AAAAAAAAAs4/NVkxynczBPo/s640/3241080040_2c31352df3_z.jpgQuinze aviões F-16 turcos atacaram, durante 7 horas, as bases fortificadas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) nas regiões montanhosas do Norte do Iraque, perto da fronteira com a Turquia.

Os separatistas do PKK penetram sistematicamente, a partir de suas bases no Norte do Iraque, em território turco para levar a cabo atos de sabotagem contra militares turcos e estruturas econômicas.
Os ataques aéreos foram realizados no momento em que Ancara intensifica os esforços para obter uma regularização pacífica do conflito armado com o PKK.


Numa mensagem enviada aos dirigentes do PKK e ao principal partido curdo da Turquia, o Partido para a paz e a democracia (BDP), Öcalan refere "que a partir do Newroz [o novo ano curdo, celebrado em 21 de Março], respeitareis um cessar-fogo, deixarão de efectuar acções", referiu o vice-primeiro-ministro Bülent Arinç à cadeia televisiva NTV.

"O abandono das armas decorrerá entre Julho-Agosto, e discutiremos o processo de retirada do território" dos combatentes curdos, prosseguiu Arinç ao citar o líder do PKK, detido numa prisão turca desde Fevereiro de 1999.

Em declarações à agência noticiosa AFP, o deputado curdo do BDP Nazim Gür confirmou a existência de uma carta na qual Ocalan apresenta um "projecto" para a resolução do conflito curdo.

http://2.bp.blogspot.com/-p4_B0Cc0y8E/T6CNz3cU20I/AAAAAAAAJuE/vmfS31k-c-I/s1600/curdistao.gif"A carta tem três destinatários: nós, a [rede do PKK na] Europa e os montes Kandil", a região do norte do Iraque junto à fronteira com a Turquia onde o PKK instalou o seu quartel-general, precisou Gür.

"Nesta carta, Öcalan oferece um projecto de solução e espera que cada parte discuta em profundidade e forneça um contributo que será incluído na versão final", acrescentou o deputado, ao confirmar que o apelo formal a um cessar-fogo deverá provavelmente ocorrer em 21 de Março.

Uma delegação de três deputados do BDP visitou no sábado o dirigente curdo, que cumpre uma pena de prisão perpétua na ilha de Imrali, no noroeste da Turquia.
Após o encontro, os deputados divulgaram uma breve mensagem de Öcalan, que qualifica de "processo histórico" das negociações de paz e onde também sugere uma próxima libertação de prisioneiros turcos em poder do PKK.
Ancara mantém desde Dezembro conversações com Abdullah Öcalan para terminar com a rebelião curda que segundo responsáveis militares turcos já provocou mais de 45 mil mortos desde 1984.
O PKK, que afirma representar as ambições autonomistas dos cerca de 15 milhões de curdos da Turquia, é considerado uma "organização terrorista" pelos Estados Unidos e numerosos países ocidentais.

Fonte: Noticias ao minuto

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts