O Irã disse hoje que, no mês passado identificou e repeliu o sobrevoo de um avião espião U-2 "Dragon Lady" americano que ingressou no espaço aéreo do país procedente do mar de Omã, informou a televisão iraniana em Inglês, PressTV.
Segundo o general Farzad Esmaili, chefe da base de Khatam ol Anbia, que coordena a defesa aérea do Irã, sistemas de detecção de iranianos identificaram em 10 de fevereiro sobrevoo que levou a notificação das unidade de defesa anti aérea da República Islâmica.
"O avião era um U-2 e estava voando a sudoeste do Paquistão, a leste do mar de Omã e foi seguido por nosso radar e sistemas de vigilância eletrônica em todos os momentos", disse Esmaili.
Segundo ele, "quando ele tentou entrar no espaço aéreo do Irã no Mar Arábico, a sudeste do Estreito de Ormuz, a nossa estação de radar no Golfo Pérsico enviou o aviso para de advertencia para que se afastasse"

O militar disse que o avião, dedicado especificamente a espionagem a grande altitudede altura, possivelmente destinado a tirar fotografias e recolher informações a partir do sul do Irã.
O Lockheed U-2, foi desenvolvido ainda nos anos 50, durante a Guerra Fria, para a Agência Central de Inteligência - CIA, é um avião espião de um único motor que voa acima de 20.000 metros altitude para evitar radares e a defesa aérea.
By Vinna com informações do Terra