GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, abril 04, 2013

Após três anos, causas de acidente com avião da Esquadrilha da Fumaça ainda são desconhecidas

By on 4.4.13
Aeronave caiu no Aeroporto Federal de Lages, na Serra catarinense.

Cenipa e FAB apuraram causas, mas relatórios não foram divulgados.


O acidente com um avião da Esquadrilha da Fumaça em Lages, na Serra catarinense, completou três anos na terça-feira (2). Em 2010, a aeronave caiu durante uma apresentação e o piloto, de 33 anos, morreu na hora (assista o momento do acidente no vídeo ao lado). Entidades apuraram as causas do acidente, mas, após três anos, nenhum relatório com as investigações foi divulgado.

No dia 2 de abril de 2010, uma Sexta-Feira Santa, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma apresentação em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de Lages. Porém, às 17h30, durante uma manobra, a aeronave T-27 bateu no solo. O avião caiu na beira da pista do Aeroporto Federal de Lages, bem perto das pessoas e de residências.

Anderson Amaro Fernandes, piloto de 33 anos, morreu na hora. Ele estava há quatro anos no grupo e era o mais experiente, com 180 apresentações. As imagens da Esquadrilha da Fumaça estavam sendo feitas para um documentário, que nunca saiu.


Na época, técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram ao local. Porém, três anos depois, as apurações ainda estão em andamento, segundo a entidade. Além do Cenipa, peritos da Força Aérea Brasileira (FAB) também estiveram no local na época do acidente. Partes da aeronave foram recolhidas para estudo. A entidade afirmou que o relatório com o resultado da investigação não pode ser divulgado ao público porque se trata de uma aeronave militar.

Ainda em 2010, sete meses após o acidente, o esquadrão voltou a Lages para terminar a apresentação interrompida pela calamidade. Em homenagem ao piloto, o hangar do aeroclube passou a se chamar Anderson Amaro Fernandes.

Clique AQUI para assistir a reportagem.

Fonte: G1 SC, com informações da RBS TV - Foto: Reprodução/RBS TV - Via: Aviation News

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts