A agência militar de pesquisa avançada dos EUA, a DARPA, divulgou que alcançou a precisão humana para apanhar, segurar e manipular objetos usando braços e mãos robóticos. A maior façanha, no entanto, foi o custo: o robô foi construído com cerca de US$ 3 mil. Até esse anúncio, um robô com a mesma precisão custava mais de US$ 10 mil.

Por ser um projeto financiado por uma agência de defesa, os objetivos são criar robôs para desarmar bombas, revistar malas ou outras ameaças que exijam a perícia da mão humana, além de próteses que reproduzam membros amputados. Porém, o vídeo que demonstra a tecnologia mostra o robô trocando um pneu com extrema facilidade e rapidez, indicando que muitas atividades industriais e fabris que hoje precisam da presença de uma pessoa podem ser substituídas por uma mão de obra mais barata e desimpedida.
O robô pode ser configurado para receber comandos simples, processá-los e executar tarefas complexas, como "Abra a porta" ou "Aperte o parafuso". A DARPA informou que o vídeo da demonstração é, na realidade, de uma versão anterior do projeto e que agora estão trabalhando na sensibilidade ao toque do robô.
A agência não é a única a progredir nesse campo. A empresa Boston Dynamics costuma dar demonstrações impressionantes de sua tecnologia de robôs, como os vídeos do cachorro gigante que segura e atira tijolos, o burro de carga que sobe barrancos, o guepardo que corre a quase 50 km/h  e um humanóide que caminha.
Via ExtremeTech - Via Galileu