http://1.bp.blogspot.com/-UWih9FIUx3I/TtLGcwu7M4I/AAAAAAAAFuM/YZmX_AWT4Zs/s1600/mrf_mdd_01.jpgA DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) do Pentágono está estudando novos conceitos de caça de combate de última geração, numa iniciativa que visa a manutenção do Domínio Aéreo dos EUA. Dentro em breve, espera-se que devam produzir-se resultados que sejam contemplados no próximo Orçamento.
O Diretor da DARPA, Arati Prabhakar, disse que o estudo do Domínio Aéreo avançou a partir de conversas que teve com o chefe de aquisição do Pentágono, Frank Kendall, quando ela assumiu o comando da DARPA no ano passado. “Dessas conversas surgiu a ideia de dar uma olhada no domínio do Ar e fazendo a pergunta sobre como nós poderíamos criar esta mudança de geração e como poderíamos estender nossa capacidade de superioridade aérea?”
No entanto, Prabhakar acrescenta que a ressalva de que “essa tecnologia não será nenhuma bala de prata, mas que deverá estender a superioridade aérea (dos EUA) pelas próximas três ou quatro décadas.”
O Pentágono acredita que os estudos de nova tecnologia devem começar o quanto antes para enfrentar ameaças avançadas, porque as ameaças futuras serão muito mais perigosas que os inimigos que os EUA tem enfrentado desde o final da Guerra Fria. “Em primeiro lugar é muito importante para os EUA criar esta mudança de geração na capacidade de reconhecer que as ameaças que vão enfrentar no futuro tendem a ser muito mais sofisticadas do que foi visto na última década”, afirmou o diretor da DARPA
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiuKTPhiFCKvOcwLIYN88wL57KNxxS2EUKZd_YKQbdxMOJtEKb2lU4miN4kIHK2sW6AzvNtGuj_s_9QzYj-52-9gAnjZbG0ALxwAalA28WtzXy6M1HHSFBsdnpFiWkZnWjRPUV8TcXDNUo/s640/Boeing+unveils+updated+FA-XX+sixth-gen+fighter+concept+1.jpgA DARPA tem “deliberadamente” escolhido uma “abordagem sistêmica” para o problema. “Isso não é uma pergunta sobre o que como será a próxima aeronave, mas sim, é uma pergunta sobre quais são os recursos que ela vai tomar, sendo em camadas ou em conjunto, a fim de realmente estender a superioridade aérea”.

A DARPA está conduzindo o estudo em conjunto com a Força Aérea dos EUA e da Marinha os EUA. Há oito gestores de programas da DARPA combinados com USAF e especialistas das USN trabalhando em tecnologias de próxima geração para o projeto. Essas áreas de tecnologia abrangem redes e comunicações, controle do espectro eletromagnético em todo o espectro eletromagnético, tripuladas e não tripuladas, bem como o papel de elementos espaciais.
Os resultados preliminares do estudo poderão influenciar o Orçamento do ano-fiscal de 2015.

FONTE: DARPA – Via: CAVOK