Dezanove pessoas morreram e 189 outras ficaram feridas numa série de atentados ocorridos hoje no Iraque, fazendo subir a tensão nas vésperas das eleições provinciais de 20 de abril, disseram fontes médicas e da segurança citadas pelas agências noticiosas.
Os 17 atentados ocorreram quando os iraquianos já se encontravam nos seus locais de trabalho.
Em Bagdad, seis atentados com carros armadilhados, um dos quais junto ao aeroporto, fizeram oito mortos e 48 feridos, enquanto em Touz Khourmatou (no norte) seis pessoas morreram em três ataques do mesmo género.
Ocorreram ainda atentados em Nassíria, no sul do país, Hilla, ao sul de Bagdad, em Samarra, na instável província de Salaheddine, e em Baqouba, sede da província de Diyala, às portas da capital. Quatro pessoas morreram ainda em três atentados em Kirkouk.
Esta série de atentados ocorre a poucos dias das eleições provinciais marcadas para o próximo sábado e que devem realizar-se em 12 das 18 províncias do país.
A campanha eleitoral tem sido marcada pelo aumento da violência. Segundo dados fornecidos por fontes médicas e da segurança, citadas pela Agência France Presse, 14 candidatos foram mortos desde o início do ano.

Fonte: TSF