GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

sexta-feira, abril 12, 2013

Hacker consegue controle total de uma aeronave comercial com um modesto aparelho Android

By on 12.4.13
http://2.bp.blogspot.com/-ZL1bBMBtG_k/TbWuA6UZckI/AAAAAAAAAk8/cnwaG823AOU/s1600/4424-0-airbus-a380-airfrance-7rg4.jpgHugo Teso é um piloto de aviões comerciais e consultor de segurança. Durante uma conferência chamada “Hack In The Box”, que ocorreu em Amsterdam, Teso deixou a plateia impressionada com um software desenvolvido por ele.

De acordo com o analista, é possível assumir o controle total de uma aeronave comercial através de um simples aplicativo para Android.
O software busca alvos se infiltrando em transmissões de rádio entre os aviões e a torre de comando e depois utiliza um segundo sistema de comunicação para enviar mensagens maliciosas e assumir o controle total da aeronave.

Teso demonstrou, inclusive, que é possível utilizar os próprios acelerômetros dos aparelhos para controlar fisicamente o voo dos aviões e executar manobras que podem resultar em acidentes. O analista também contou que, quando entrou em contato com as empresas aéreas para discutir o problema, ficou surpreso com a rapidez com que elas se comprometeram em ajudá-lo a encontrar soluções.

Piloto automático

Segundo Teso, caso um avião seja alvo desse tipo de “sequestro” a única saída para o piloto é desativar o piloto automático e assumir o controle manual. Porém, é preciso que ele perceba a situação a tempo, o que não é algo muito simples de se fazer.
A parte boa da notícia é que esse aplicativo é apenas a prova de um conceito, e já está sendo utilizado para implementar novas medidas de segurança nos sistemas de comunicação dos aviões mais modernos.

Fonte: Net Security - Via TecMundo 

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts