O Almirante Yamamoto não viveu para testemunhar a derrota japonesa. Em 1943, a 18 de abril, de manhã cedo, morreu ao dirigir-se para a inspecção de bases militares.

Seria uma visita de inspeção a várias bases nas Ilhas Salomão. A visita duraria um dia e pretendia elevar o moral das tropas e ao mesmo tempo inspecionar as bases sob seu comando. No entanto a 8ª Frota Japonesa havia difundido uma mensagem sobre o itinerário do mesmo.

Tal mensagem, cifrada no Código JN-25 utilizado nas comunicações militares e das grandes unidades navais, havia sido interceptado e decifrado pela Marinha Americana.

JN-25 Significava Japan Navy 25, um sistema de codificação manual, porém muito efetivo. Inventado ainda na Primeira Guerra Mundial, baseava-se na combinação de 33.333 letras e palavras, além de tabelas de códigos com um número de 5 dígitos, os quais eram decifrados pela série de combinações que estavam relatados em grossos livros de códigos. Este código foi capturado pelos americanos através de um adido naval japonês em 1923, sendo quebrado parcialmente pela criptanalista americana Agnes Discroll, após três anos de trabalho.

Com a mensagem em mãos o almirante Chester Nimitz e seu estado maior analisaram a oportunidade e a possibilidade de realizar um ataque contra a formação que o conduziria. 
O avião em que seguia um Mitsubishi G4M Betty foi interceptado por 16 caças Lockheed P-38 Lightning americanos comandados pelo major Mitchell, comandante do 339.º Esquadrão de Caças baseado em Henderson Field-Guadalcanal, e foi abatido, caindo nas selvas da ilha de Bougainville, no arquipélago das Ilhas Salomão.

Yamamoto seguia com mais dois oficiais de alta patente (Almirantes Ugaki e Kitamura) cada um em um bombardeiro Mitsubishi G4M, com uma escolta de dois grupos de caças A6M Zero.

No Japão, apesar da morte de Yamamoto ter ocorrido no dia 18 de abril, o povo japonês somente foi informado da morte em 21 de maio. Ele foi substituído no comando da Frota Combinada pelo almirante Mineichi Koga, seu amigo pessoal. A morte de Yamamoto foi um duro golpe para o moral do Japão.

Texto do Wikipédia com alterações by Vinna