GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

terça-feira, abril 09, 2013

Piloto de F-16 da Otan morre em queda de avião no leste do Afeganistão

By on 9.4.13
Um piloto da missão da Otan no Afeganistão (Isaf) morreu na queda do avião General Dynamics F-16 que pilotava no leste afegão, informou nesta quinta-feira o contingente internacional em comunicado.

Segundo a nota, o acidente ocorreu na quarta-feira (3) à noite e o corpo do piloto já foi recuperado.

Como de costume, a organização internacional não detalhou exatamente onde aconteceu o incidente nem a nacionalidade do morto, o que a Isaf delega nas autoridades do país correspondente.

A Otan assegura que embora as causas do fato estejam 'sob investigação' os primeiros relatórios indicam que 'não havia atividade insurgente na área no momento da colisão'.

No entanto, um porta-voz talibã, Zabiulá Mujahid, afirmou à agência local 'AIP' que membros da insurgência derrubaram uma aeronave militar da Otan ontem à noite no distrito de Deh Sabz, na província de Cabul.

'As forças internacionais isolaram a área, o que impediu que tivéssemos informação sobre o número de vítimas', acrescentou o porta-voz insurgente.

Em agosto de 2011, 30 soldados dos Estados Unidos morreram no centro do Afeganistão quando um helicóptero foi derrubado durante uma operação contra os talibãs, na maior catástrofe aérea sofrida até o momento pela Isaf no país centro-asiático.

De acordo com o portal independente 'icasualities.org', neste ano morreram 25 soldados da Otan em solo afegão, o que eleva a 3.274 o número de soldados internacionais mortos desde o início da invasão americana do Afeganistão em 2001.

O processo de retirada das tropas internacionais no Afeganistão está em andamento e prevê-se que conclua no final de 2014, segundo um calendário que não deteve a violência no país asiático.

Fontes: EFE via G1 / ASN - Via Aviation News

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts