Uma pequena empresa brasileira revelou o que pode ser o primeiro turbo jato projetado e fabricado no país, preenchendo uma lacuna crítica na base da indústria aeroespacial da nação.

A Polaris espera iniciar os voos de teste do TJ1000, capaz de gerar um empuxo de 4.45kN (453,77kg) a bordo de um míssil de cruzeiro AV MT-300 da Avibras, nos próximos três ou quatro meses, diz o diretor da empresa, Malrum Medici. “É um avanço tecnológico para o Brasil”, diz ele. Fabricantes brasileiros oferecem uma ampla gama de aeronaves comerciais e militares, bem como aviônicos, sensores aerotransportados e armas ar-superfície, mas ao país sempre fez falta um fornecedor local de motores a jato.

A Polaris nasceu em São José dos Campos em 1999, fundada por ex engenheiros da Embraer, com o objetivo de resolver justamente essa deficiência. O motor TJ1000 é destinado a um mercado crescente no Brasil, na propulsão de mísseis de cruzeiro, drones alvo e veículos aéreos não tripulados. O turbojato pesa cerca de 70 kg e dispõe de um compressor de quatro estágios axial, que compreende uma única peça de alumínio.

A Polaris já está olhando para aplicações futuras além do AVMT-300. No longo prazo, a Polaris espera oferecer uma versão certificada do motor turbo hélice para substituir o Canadá Pratt & Whitney PT6 do T-27 Tucano. A Polaris está considerando um projeto de fluxo de ar reverso, que é semelhante à arquitetura PT6, diz Médici.“Tal projeto seria necessário o apoio do governo, para que a Polaris possa arcar com os custos da certificação”, acrescenta.

FONTE: Flightglobal - Via CAVOK

NOTA DO CAVOK: Pela definição de kgf, o peso correspondente a uma massa de 1 kg é de 9,8 N. Portanto, 1 kN = 101,97 kgf