O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (12) o país vai inaugurar uma plataforma de lançamento em seu próprio território. A nova base deve ser usada em voos tripulados a ser usada para a exploração da Lua e de lugares mais profundos do espaço.
A Rússia espera que a plataforma, no extremo leste do país, rivalize com seu atual local de lançamento, o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O uso da estrutura por Moscou é motivo de polêmica desde o fim da União Soviética, em 1991.
Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais da Nasa, a Rússia é a principal responsável pelo transporte de cargas e astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS). No entanto, o programa espacial do país deu sinais recentes de sucateamento, como um acidente com uma nave de carga não tripulada em 2011.
O novo complexo
Putin fez o anúncio conversando por videoconferência com os cosmonautas russos da ISS, de acordo com informações da Reutes. O Cosmódromo de Vostochny está sendo construído na região de Amur, na fronteira com a China, onde o presidente estava quando participou do evento.
O líder disse esperar que o local seja usado também pelos Estados Unidos e a Europa, uma declaração que valoriza a cooperação internacional, no dia do 52º aniversário da pioneira ascensão de Yuri Gagarin ao espaço, que desencadeou a corrida espacial da Guerra Fria. A data é celebrada na Rússia como o Dia da Exploração Espacial.
"Quero cumprimentar a tripulação neste feriado", disse Putin. "Estes não são apenas cumprimentos, são cumprimentos da construção do nosso futuro", completou o presidente.
Putin afirmou ainda o novo cosmódromo estará pronto para lançar voos não-tripulados em 2015, e os tripulados em 2018.
"Está claro que a Rússia do século 21 deve preservar seu status como importante potência espacial", disse o presidente, oferecendo o local para o uso de outros países. "O espaço é uma esfera de atividade que nos permite esquecer todas as difíceis relações internacionais ... sem pensar nos problemas, e sim no futuro".
Custos
Até 2020, a Rússia deve investir 1,6 trilhão de rublos (cerca de R$ 102 bilhões) em seu programa espacial. "O desenvolvimento de nosso potencial será no futuro uma das prioridades da política do Estado", completou, citado por agências locais à AFP.
A abertura do novo local não implicará a desativação de Baikonur, cujo contrato de cessão à Rússia vai até 2050, ao custo anual de 115 milhões de dólares. Na opinião de Putin, a base cazaque está "fisicamente antiquada".

Fonte: G1