Confirmando informações veiculadas pela mídia oficial local, o Exército da Venezuela esta recebendo os primeiros sistemas móveis de lançamento múltiplo de mísseis superfície-superficie BM-30 “Smerch” de fabricação russa, cujo total encomendado em setembro de 2009 é de 12 conjuntos.
Cada sistema “Smerch” comprado pela Venezuela é composto por um veículo lançador BM 9A52-2, um veículo de transporte e recarga TZM 9T234-2, um sistema de controle de tiro automático e posto de comando e um veículo de manutenção PM-2-70 MTO-V. Todos são do tipo “off road” sobre rodas. O lançador tem capacidade de disparar 12 foguetes simultaneamente, alcançando alvos situados a até 90 km de distancia.
Segundo fontes da imprensa venezuelana, os BM-30 “Smerch” começaram a chegar ao país em janeiro último e foram entregues para o 435º Grupo de Artilharia de Campanha de Lança-foguetes Múltiplos “Coronel Juan Vicente Bolívar e Ponte” sediado em Fort Conopoima, na cidade de San Juan de lós Morros, estado de Guárico.
Sistemas de misseis antiaéreos S-300VM (Antey-2500) destinados a interceptar qualquer tipo de aeronave a grandes distancias também foram entregues a Venezuela. Uma embarcação de bandeira russa atracou em Puerto Cabello nesta quarta-feira (03) trazendo a bordo partes que certamente pertencem a esse sistema, e transportados sob forte esquema de segurança.
Mencionado algumas vezes pelo falecido presidente venezuelano Hugo Chávez em seus pronunciamentos através das emissoras de rádio e TV estatais, o sistema móvel de mísseis antiaéreos S-300VM (Antey-2500), conhecido na classificação OTAN como SA-23 Gladiator, foi desenvolvido para interceptar atuais e futuras ameaças aéreas táticas e estratégicas, mesmo aquelas altamente manobráveis, incluindo aviões de combate de tecnologia “stealth” e mísseis de cruzeiro.
O S-300 é tido como um dos mais eficazes e potentes sistemas de combate antiaéreo em uso atualmente no mundo. As características do radar desenvolvido para o S-300 possibilitam o acompanhamento de mais de 100 objetivos de interesse e engajamento de 12 deles simultaneamente. Se municiado com mísseis superfície-ar Gladiator, o raio de alcance situa-se na casa dos 75 km. Caso sejam adotados mísseis Giant, essa distância chega aos 100 km contra alvos voando a até 32 km de altitude. A cabeça de guerra carregada com alto-explosivo de fragmentação em pesa cerca de 150 kg para os dois tipos de artefatos.

Fonte: T&D