GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

segunda-feira, abril 15, 2013

Taleban ataca posto do Exército e mata ao menos 15 soldados afegãos e levam armas e munições

By on 15.4.13
http://3.bp.blogspot.com/-p8LTN9zztQ8/T2nW5A3S7tI/AAAAAAAALW0/Of8IPNkJ5xs/s1600/reconstrucao-afeganistao-200312-patrick-chappatte.jpgMilitantes do Taleban atacaram um posto do Exército próximo a fronteira com o Paquistão nesta sexta-feira (12), deixando 13 soldados mortos, informou o ministro da Defesa.
O ataque ocorreu em uma província que serve como principal porta de entrada para insurgentes vindos do Paquistão. Hostilidades aumentaram com a melhora do tempo, uma vez que o acesso pela área montanhosa está mais fácil.
O ataque começou nas primeiras horas da manhã e durou cerca de cinco horas no distrito de Nari na província de Kunar, disse o porta-voz do Ministério da Defesa Zahir Azimi. Ele aformou que 13 soldados afegãos morreram.
O porta-voz do Taleban Zbiullah Mujahid reivindicou responsabilidade pelo ataque e afirmou que os insurgentes tomaram a base, levando armas e munições. Segundo ele, 15 soldados afegãos morreram, enquanto não houve perdas entre os militantes.
O Taleban e outros insurgentes costumam refugiar-se no noroeste do Paquistão e usam Kunar como uma das principais rotas de infiltração para o Afeganistão.
Essa temporada de combates é observada de perto, porque as forças afegãs terão que operar com menos suporte da coalizão militar internacional, e sua habilidade de tomar conta da segurança do país será testada. Tropas dos EUA e de outros países estrangeiros preparam-se para uma retirada no fim de 2014.
Cerca de 100 mil soldados estrangeiros estão atualmente no Afeganistão, incluindo 66 mil dos EUA. É esperado que 32 mil americanos sejam retirados do país no início do ano que vem.

Fonte: IG

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts