O instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) reúne pesquisadores da área de SEC, que atuam principalmente com temas como robôs táticos, veículos terrestres, aquáticos e subaquáticos autônomos e aéreos não tripulados (VANTs).
Vant é o tema do artigo The use of Unmanned Aerial Vehicles and Wireless Sensor Network in Agricultural Applications a ser apresentado pelo mestrando Fausto Guzzo da Costa no 32º International Geoscience and Remote Sensing Symposium (Igarss), que ocorre de 22 a 27 de julho próximo, em Munique, na Alemanha.
Costa é aluno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior do estado, e é orientado pelo professor Jó Ueyama, ambos integrantes do INCT-SEC.
O artigo trata do uso de Vant para aplicação de defensivos químicos em lavouras, com o principal objetivo de diminuir a quantidade aplicada em locais sensíveis, como margens do terreno, próximos à fauna e à flora.
Segundo Costa, “como essa aplicação depende de muitos fatores ambientais, como o vento, é proposta a instalação de nós de sensores capazes de formar uma rede de sensores sem fio (RSSF) com o Vant, permitindo a troca de informações”. Isso possibilita à aeronave determinar a melhor rota de aplicação de defensivos químicos, aumentando sua eficiência.
Além disso, para continuidade do projeto, foi adquirido, desde janeiro, um quadcóptero, helicóptero não tripulado. Movido por quatro hélices, o veículo pode ser acionado pelo próprio computador e pilotado por controle remoto. O intuito é que ele sirva como um roteador entre o Vant e os sensores que se encontram em solo. “Como o Vant passa em uma boa velocidade, os sensores no solo necessitam de um repetidor que funcione como uma “ponte” entre eles (sensores) e os VANTs”, afirma o professor Ueyama.
O quadcóptero tem tempo de voo em torno de 30 minutos, carga máxima de 400 gramas e sensores de altitude e GPS. Além disso, contém suporte para uma câmera fotográfica, o que permite realizar outras missões, como gravações mais direcionadas, ao ficar fixo em uma determinada localização.
Evento - Além de Costa e Ueyama são autores do artigo o professor Fernando Osório e o aluno de doutorado Gustavo Pessin, também do ICMC e INCT-SEC; Torsten Braun, professor e diretor do Instituto de Ciências Computacionais na Faculdade de Berna, Suíça; e a professora Patricia Vargas, da Escola de Matemática e Ciências de Computação da Universidade Heriot-Watt, Edinburgh, Escócia, orientadora do doutorado Sanduiche de Pessin.
Costa ressalta que a participação no simpósio é uma possibilidade de “visualizar os últimos desenvolvimentos na área, identificar tendências futuras, trocar ideias e fazer contatos com pesquisadores de âmbito internacional”. Ueyama diz que, “por ser um evento qualificado, o aluno terá a oportunidade de receber feedbacks do andamento de sua pesquisa para que possa efetuar ajustes e também ajudará na internacionalização dos alunos da USP, além de divulgar os trabalhos realizados pelo próprio INCT-SEC”.
Referente à colaboração do Instituto para o desenvolvimento do trabalho, o professor menciona que, além do auxílio financeiro para a participação no evento, o INCT-SEC também foi fundamental para a interação do aluno com outros pesquisadores da área.
O quadcóptero foi adquirido pelo Projeto Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e foi importado via Programa Ciência Importa Fácil do qual Ueyama é credenciado. (Com Ascom do INCT-SEC)
Fonte: CNPq. Via O Diário