A Índia testou nesta quarta-feira, com êxito, seu míssil de cruzeiro de curto alcance BrahMos desde uma nova fragata militar no litoral do Estado de Goa, no sudoeste do país, informaram fontes da Defesa citadas pela imprensa local.
O míssil foi lançado durante a manhã desde a fragata INS Tarkash, de fabricação russa e que entrou em serviço em novembro, afirmou o chefe da agência aeroespacial que desenvolve o míssil, Sivathanu Pillai, segundo a agência local PTI.
"O lançamento foi realizado como parte dos testes de aceitação de fogo da embarcação", afirmou Pillai.
A fragata faz parte de um acordo com a Rússia para a construção de três navios de guerra no valor de US$ 1,4 bilhões assinado em 2006.
Duas das fragatas já estão em operação e todas elas poderão lançar mísseis BrahMos.
O BrahMos, com alcance de 290 quilômetros, pode ser atirado desde múltiplas plataformas, como submarinos, embarcações, aviões ou lança-mísseis de terra.
Desenvolvido pela Rússia e a Índia, este míssil de 8,4 metros de comprimento já está em operação no Exército e Marinha da Índia.
As Forças Armadas indianas testaram o míssil em mais de 30 ocasiões desde o primeiro teste, em 2001.
A Índia mantém, desde sua independência em 1947, uma corrida armamentista com o vizinho Paquistão, que possui armas nucleares, mas nos últimos anos se centrou no desenvolvimento de um poder dissuasório frente à China, país com o qual mantém disputas fronteiriças.

Fonte: Terra