GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

sexta-feira, maio 10, 2013

EUA querem manter nove bases no Afeganistão

By on 10.5.13
Os Estados Unidos querem manter nove bases militares no Afeganistão, após a retirada das forças de combate das NATO, no final de 2014, disse o Presidente afegão, Hamid Karzai, que é favorável ao pedido norte-americano.
“Querem nove bases no Afeganistão, em Cabul, Bagram, Mazar-i-Sharif, Jalalabad, Gardez, Kandahar, Helmand e Hérat. Vamos dar-lhes essas bases porque […] isso é do interesse do Afeganistão”, afirmou nesta quinta-feira, num discurso na Universidade de Cabul, transmitido em directo pela televisão.
Karzai disse que estão a decorrer “negociações muito sérias e delicadas” sobre o assunto. “O Afeganistão também tem os seus próprios pedidos e interesses”, disse, sem especificar nem referir a delicada questão da eventual imunidade dos soldados dos Estados Unidos após 2014.
http://2.bp.blogspot.com/_8bEdZGbBsg0/Sw_ryZgvmpI/AAAAAAAAIUg/Gg-OvRYFvUA/s1600/Afghanistan+post+NATO+US+withdrawal-701375.jpgO Presidente Barack Obama manifestou a intenção de manter militares no Afeganistão depois da partida das forças de combate da aliança atlântica, mas apenas se o Governo de Cabul aceitar conceder-lhes imunidade jurídica face à lei afegã, tal como acontece nos outros países onde o Estados Unidos têm bases militares.
A NATO tem no Afeganistão cerca de 100 mil soldados, na sua maioria norte-americanos, confrontados com uma insurreição dos taliban, que governaram entre 1996 e 2001.

Fonte: Publico

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts