A maior fabricante de helicópteros de uso civil do mundo, a franco-alemã Eurocopter, instalará uma fábrica no Brasil, anunciou nesta terça-feira o embaixador da França Bruno Delayne à Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara dos Deputados.

Segundo um comunicado do Legislativo, Delayne se reuniu com o titular da comissão, Nelson Pellegrino, e também anunciou que a empresa DCNS, que trabalha com o governo no desenvolvimento de submarinos movidos a energia nuclear, também pretende abrir uma fábrica para construir embarcações para a Marinha.

No entanto, os prazos e o montante do investimento da Eurocopter ainda não foram divulgados.

Delayne assinalou que a cooperação bilateral entre Brasil e França no setor de defesa deve "contemplar mais projetos" e destacou o êxito dos programas de fabricação de helicópteros em Itajubá (Minas Gerais) e de submarinos em Itaguaí (Rio de Janeiro).

Pellegrino, por sua parte, destacou a necessidade do Brasil em adquirir um satélite geoestacionário para uso militar e outro para telecomunicações. Segundo Delayne, a França "tem interesse" em participar do projeto.

Além dos projetos anunciados, o embaixador francês também transmitiu à comissão o beneplácito de Paris pela escolha do brasileiro Roberto Azevêdo como diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"A OMC poderá agora estreitar as relações com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para que sejam adotadas regras claras para evitar um "dumping social", principalmente nos países mais afetados pela crise econômica", apontou Delayne.

Antes de concluir, o diplomata aproveitou para ressaltar que o presidente francês, François Hollande, deverá participar da segunda edição do Fórum para o Progresso Social, que será realizado pelo Instituto Lula e pela Fundação Jean-Jaures entre os dias 11 e 12 de julho em São Paulo. 

Fonte: UOL