Golfinhos treinados pela Marinha americana para rastrear objetos no fundo do mar encontraram um raro torpedo de mais de 120 anos de idade no Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia. As informações são do jornal “The Los Angeles Times”.
Como possuem sonares muito sensíveis, os militares dos EUA apostam nesses mamíferos aquáticos como uma alternativa para localizar minas marítimas que nem mesmo equipamentos caríssimos podem detectar.


Mais a ciama o Exposto em museu, o único exemplar do torpedo Howell conhecido até o achado feito pelos golfinhos na Califórnia. O torpedo encontrado por um par de golfinhos é do raríssimo modelo Howell, do qual apenas 50 foram produzidos entre 1870 e 1889
O torpedo encontrado por um par de golfinhos é do raríssimo modelo Howell, do qual apenas 50 foram produzidos entre 1870 e 1889. Feitos de latão, com comprimento de pouco mais de 3 metros,  eles foram considerados revolucionários por não deixarem rastro sobre a água, atingindo seu alvo de surpresa, numa época em que os EUA se esforçavam para afirmar supremacia nos oceanos.
Mas logo sua tecnologia foi copiada por um concorrente e o modelo deixou de ser produzido.  Até então, havia apenas um exemplar remanescente num museu da Marinha americana. Agora, com o feito dos golfinhos, são dois torpedos Howell conhecidos, ao todo.
A Marinha dos EUA treina cerca de 80 golfinhos para a detecção de objetos no mar num centro em Point Loma, também na Califórnia.

Fonte: G1