GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quarta-feira, maio 22, 2013

Hacker cria sistema de segurança para caixas eletrônicos

By on 22.5.13

http://1.bp.blogspot.com/_huiG_AghTRI/TAmc4L6xGVI/AAAAAAAAAbg/3b3_K4fPSqY/s1600/caixa_01.jpgCom 33 anos, o romeno Valentin Boanta cumpre pena de cinco anos por ter fornecido aparelhos de roubo de informações de cartões magnéticos a uma quadrilha. O dispositivo era instalado em caixas eletrônicos e conseguia copiar as informações dos cartões assim que eles eram utilizados pelos clientes de bancos.

Preso em 2009, Boanta afirma que conseguiu perceber o mal que fazia com sua invenção, e decidiu se redimir. Ex-estudante de design, Boanta decidiu utilizar seus conhecimentos técnicos para fazer algo bom. Já durante seu julgamento, o jovem começou a trabalhar em um sistema mais seguro para os caixas eletrônicos.
De acordo com Boanta, os caixas eletrônicos atuais se utilizam de projetos muito antigos, o que os torna vulneráveis. O jovem acredita que, com algum conhecimento técnico, qualquer caixa eletrônico pode sofrer invasão. Pensando nisso, Valentin Boanta desenvolveu o chamado sistema SRS. Segundo Boanta, o sistema pode tornar um caixa eletrônico completamente inviolável, mesmo para pessoas como ele, que têm conhecimentos técnicos avançados sobre o funcionamento do aparelho.
O SRS (sigla para Secure Revolving System) pode, de acordo com seu criador, ser instalado em qualquer caixa eletrônico, sem a necessidade de alterações profundas na estrutura das máquinas.
Neste sistema, o cartão magnético é inserido na horizontal. A máquina, então, gira o cartão internamento, impedindo que aparelhos instalados por criminosos possam ler a faixa magnética e copiar os dados. Boanta já patenteou o aparelho, que está sendo desenvolvido e financiado pela MB Telecom, empresa de tecnologia da Romênia.
Neste ano, no Salão Internacional de Invenções de Genebra, o SRS foi premiado por seu caráter inovativo. Boanta e a MB Telecom não informaram maiores detalhes sobre os custos para a produção do aparelho, mas asseguram que o SRS estará disponível em pouco tempo.
A Romênia é mundialmente conhecida pelos problemas que enfrenta com a pirataria digital, especialmente a clonagem de cartões magnéticos. Somente em 2012, os hackers do país roubaram quantias equivalentes a U$1 bilhão de correntistas dos Estados Unidos. Por isso, a empolgação com o invento de Valentin Boanta tem sido grande, principalmente entre as empresas bancárias.

Fonte: Noticiasbr

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts