Os Estados Unidos disseram na sexta-feira que o Irã e a Coreia do Norte estão tentando obter materiais de alta tecnologia vinculados aos seus programas nucleares, violando sanções da ONU.
O Irã também está enviando armas e munições às forças do governo sírio, apesar de uma proibição internacional, segundo Thomas Countryman, secretário-assistente para Segurança Internacional e Não-Proliferação.
"Tanto o Irã quanto a Coreia do Norte desenvolveram canais que lhes permitem continuar a exportar e continuar a adquirir itens dos quais eles precisam para a sua indústria bélica", afirmou ele em entrevista coletiva em Genebra.
Em comentários à Reuters, Countryman deixou claro que estava se referindo a materiais de alta tecnologia relativos aos programas nucleares e de outros tipos, incluindo armas convencionais.
O Irã e a Coreia do Norte estão sob sanções da ONU que lhes proíbem adquirir materiais relacionados a programas nucleares e de mísseis, e também exportar qualquer material militar.
Mas, segundo Countryman, "certos agentes iranianos para aquisições em locais de alta tecnologia, como a China, pressionam fortemente" para violar as sanções.
Questionado sobre uma possível cooperação entre o Irã e a Coreia do Norte em assuntos nucleares, uma fonte oficial dos EUA disse, pedindo anonimato: "Eles têm contatos. Estamos observando." Especialistas ocidentais dizem que os dois países já cooperaram no desenvolvimento de mísseis balísticos, e há temores de que essa cooperação se estenda ao campo nuclear, embora esse vínculo não tenha sido provado.
Fonte: INFO