Três navios do governo chinês entraram neste domingo nas águas do arquipélago Senkaku/Diaoyu, cuja soberania é disputada pelo Japão e a China no Mar da China Oriental, informou a Guarda Costeira japonesa.
Os navios de vigilância marítima entraram às 10h00 (22h00 de sábado no horário de Brasília) na área de 12 milhas náuticas (pouco mais de 22 km) que cerca o arquipélago, reivindicado como Senkaku pelo Japão e Diaoyu pela China.
As embarcações deixaram a área algumas horas depois, de acordo com a mesma fonte.
A última incursão desse tipo ocorreu em 23 de maio. No final de abril, navios do governo chinês também cruzaram várias vezes todo o arquipélago, forçando o Japão a convocar o embaixador chinês em sinal de protesto.
http://2.bp.blogspot.com/-7CkyNzd8wBs/UE8JwFbHj7I/AAAAAAAAIbk/tsO2Eq_1Giw/s1600/Senkaku.gifA China envia regularmente navios e aviões para a área, desde que o governo japonês nacionalizou três das cinco ilhas do arquipélago em setembro passado ao comprá-las de seu proprietário privado japonês.
Esta decisão provocou uma semana de manifestações anti-japonesas, algumas violentas, em muitas cidades na China.
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe declarou em abril que o Japão impediria "pela força" o desembarque chinês nas ilhas.