A Direção Geral de Investigação e Desenvolvimento do Exército Argentino acaba de apresentar oficialmente o protótipo do carro de combate TAM (Tanque Argentino Medio) na versão  2C, produto de um trabalho de modernização da versão primitiva VC executado durante dois anos no Batallón 602 de Arsenales, localizado em Boulogne Sur Mer, província de Buenos Aires.
A nova configuração do TAM inclui capacidade de visualização diurna e noturna para a tripulação (condutor, artilheiro e comandante). Entre as principais características técnicas do TAM 2C consta: capacidade de seguimento automático do alvo, unidade auxiliar de potência, sistema de detecção de ameaças a laser,  sistema digital para controle de tiro, acionamento elétrico de giro azimutal da torre e de elevação do canhão, equipamentos de última geração para gerenciamento de batalha, comunicações externas e internas, bem como sistema de supressão automática de fogo na torre.
 
O TAM  é um blindado principal de batalha (MBT) baseado no veículo de combate de infantaria da Henschel, conhecido como MARDER,  solução de engenharia encontrada para reduzir o tempo de desenvolvimento do projeto para as Forças Armadas Argentinas. 

Concebido entre o final dos anos de 1970 e inicio dos anos de 1980, o TAM faz parte de uma família desenvolvidaa partir de um veículo básico, cujas variantes foram configuradas para atender os requisitos do Exército Argentino. Parte dessas variantes estão dotadas com um canhão (o TAM 2C esta equipado com um canhão de 105mm), com metralhadoras de 7,62mm (normalmente duas) e lançadores de granadas fumigenas. Pesando pouco mais de 30 toneladas, o TAM é capaz de rodar a uma velocidade máxima de 75 km/h. Segundo recente database, o Exército Argentino possui em seu inventario mais de 200 exemplares do TAM VC .

Fonte: T&D