GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, junho 13, 2013

Israel tem 80 armas nucleares, estima relatório

By on 13.6.13
Apesar de manter uma política obscura sobre suas “supostas” armas nucleares, Israel possui esse tipo de arma, segundo o relatório anual de armas do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) publicado nesta segunda-feira 3. O instituto sueco estima que o país tenha cerca de 80 armas nucleares.
Cerca de 50 delas seriam mísseis balísticos Jericho II de médio alcance e 30 são bombas gravitacionais que precisariam ser lançadas por aeronaves. De acordo com o SIPRI, o status operacional dos mísseis de longo alcance Jericho III é desconhecido.
Israel também pode ter produzido armas nucleares não estratégicas, incluindo projéteis de artilharia e munições de demolição atômica.
O relatório do SIPRI indicou uma redução no número total do arsenal nuclear no mundo. Em 2012, havia 19 mil armas nucleares contra 17.270 no início deste ano.
Irã e Coreia do Norte
O estudo também destacou as falhas nas negociações dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha sobre o avanço do programa nuclear do Irã, que teria como intenção obter armas nucleares. A Agência Internacional de Energia Atômica também não conseguiu um acordo com Teerã, aumentando as possibilidades de uma ação “extralegal” ou “uso preventivo de força militar” para lidar com o programa iraniano.
As conversas para desnuclearização da Coreia do Norte ficaram interrompidas em 2012, aponta o SIPRI. O país chegou a suspender seus programas de mísseis nucleares em troca de ajuda humanitária dos Estados Unidos, mas quebrou o acordo ao lançar um satélite, que os EUA consideraram ser um teste disfarçado de um míssil balístico.
Após o episódio, o país realizou um novo teste nuclear e aumentou o discurso belicoso contra a vizinha Coreia do Sul.

Fonte: Carta Capital

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts