GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

segunda-feira, junho 03, 2013

Principe de Asturias é alvo do interesse de várias marinhas

By on 3.6.13
Depois de uma delegação indonésia ter visitado em Março o porta-aviões ligeiro Principe de Asturias e concluido que o navio não se adaptava às necessidades do país, as Filipinas passaram a ser o país interessado com mais possibilidades de vir a operar o navio que a marinha da Espanha retirou de serviço por causa dos cortes nos gastos.
Outros países terão demonstrado algum interesse na aquisição do navio e os espanhóis deverão vender o Principe de Asturias ao interessado que apresentar a melhor proposta.

Além do interesse da Indonésia e das Filipinas, pelo menos um país árabe, que se especula ser a Arábia Saudita, estaria interessado na aquisição do navio.

Com o brutal problema econômico que afundou a Espanha em uma crise sem precedentes, o Ministro da Defesa do país comunicou que provavelmente o porta-aviões "Príncipe de Astúrias" não terá como ser mantido na ativa pela Marinha. A ideia seria colocar o porta-aviões para "hibernar" (preparando seus sistemas e retirando tudo que possa causar danos enquanto o navio estiver parado), ou mesmo dar baixa do navio aeródromo. No final de sua vida útil, o "Príncipe de Astúrias" poderia receber uma ampla modernização, mas os custos são absolutamente proibitivos. Os compromissos que a Espanha teria assumido, em auxílio à guerra do Afeganistão, talvez não poderão ser mantidos também, simplesmente porque não há dinheiro. Cortes estão sendo feitos em diversos projetos, civis e militares, por todo o país. Isso poderá acabar com a capacidade espanhola de projetar-se estrategicamente (texto do VaeVictis).

A marinha da Espanha anunciou entretanto que continuaria o desarmamento do navio, processo durante o qual, serão retirados do porta-aviões sistemas que podem ser utilizados em outros sistemas de armas da marinha da Espanha.
No entanto, se algum governo apresentar uma proposta, o processo de desarmamento será interrompido se for necessário.

O principal problema que se coloca a um futuro país que compre o Príncipe de Asturias é a necessidade de uma revisão geral dos sistemas. O custo elevado desse processo foi o que levou a marinha da Espanha a retirar o navio de serviço, optando por reservar recursos para o novo navio de apoio logístico / porta-helicópteros, Juan Carlos I.

Tipo de utilização
Para lá da modernização que será necessária, será igualmente necessário considerar alterações ao navio para eventualmente o transformar num sistema de armas ou apoio com características diferentes.
Em vez de utilizar o Principe de Asturias como Porta-aviões, é possível a sua utilização como porta-helicópteros ou navio para apoio logístico e tático.

No entanto analistas militares duvidam da capacidade das Filipinas para operar um navio com estas características. A marinha do país até ao momento opera apenas navios de patrulha e os seus mais poderosos navios de guerra são dois navios de patrulha oceânica retirados de serviço na guarda costeira dos Estados Unidos.
 
http://1.bp.blogspot.com/-BseplDuk7IA/UO2uRJjzWzI/AAAAAAAAKfk/IL2scud83yo/s1600/SNS_Principe_de_Asturias_(R11)_during_Dragon_Hammer_92.jpgDurante anos, o mais poderoso navio ao serviço da marinha filipina foi um contra-torpedeiro da II guerra mundial, entrado ao serviço em 1943, com um deslocamento de 1700t, uma velocidade máxima de 18 nós e um armamento de três peças de 76mm.
A Marinha e a Guarda Costeira das Filipinas operam mais de 150 embarcações, mas na sua maioria trata-se de navios de pequeno porte, adequados para vigilância marítima das inúmeras ilhas que constituem o país.

Os recentes problemas entre as Filipinas e a China, têm vindo a levar as autoridades do país a considerar várias possibilidades para criar uma força naval com uma capacidade de dissuasão credível, que se espera conte com pelo menos quatro fragatas e dez corvetas para luta anti-submarina. Helicópteros para luta anti-submarina também são considerados.

Fonte: Area Militar

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts