https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqNhwlUFNqJBiUUfK8r9z1EPECcaa4xizcFj4aj_oywGkw9HH_f1A4q0Hq9I8q7emwC0kAoag0BLe0JzWsVsgCsJ10gzR-lfMZcY485OnWa6rBvfuNc4lttRFV7APD31f-ICmGsniHLBGK/s1600/Hermes+450.jpg
O deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) encaminhou nesta quinta-feira ao Ministério da Defesa um requerimento solicitando informações sobre o monitoramento das manifestações populares contra o aumento das tarifas do transporte em junho, feito pelo Exército brasileiro. 
De acordo com matéria do jornal O Globo, o Exército usou técnica de espionagem semelhante à utilizada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês), suspeita de violação de dados sigilosos no Brasil. 
Um software de fabricação nacional, em uso pelo Centro de Defesa Cibernética do Exército, filtrou informações postadas nas redes sociais e identificou os manifestantes na linha de frente dos protestos. 
Segundo a publicação, dados levantados foram enviados à Polícia Federal e às secretarias de Segurança Pública nos Estados onde ocorriam as manifestações. De acordo com o general José Carlos dos Santos, chefe do Centro de Defesa Cibernética, o monitoramento é legal e necessário por envolver questões de segurança nacional, o que legitima e justifica essa ação, segundo ele. 
O centro funciona no quartel-general do Exército, em Brasília. Da central de monitoração cibernética, Santos comandou um grupo de 50 militares responsáveis por identificar eventuais líderes das manifestações, pontos de potencial conflito e organização de atos de vandalismo. 
Em sua página oficial no Facebook, o parlamentar criticou a ação do Exército. “Ao que me consta, a Guerra Fria e a doutrina de Segurança Nacional, contra o 'inimigo interno', estão anacrônicas”, disse. 

Fonte: Terra