Um caça MiG-21 'Bison', Monoplace da Força Aérea Indiana (IAF) caiu perto da Base Aérea Uttarlai de onde havia decolado e estava em um voo de treinamento de rotina.
É o segundo sinistro ocorrito com uma aeronave do tipo em pouco mais de um mês na mesma área.

Em 8 de junho, um MiG-21 decolou de Uttarlai e acidentou-se em circustâncias semelhantes entretanto os pilotos (era uma versão Biplace), lograram ejetar em segurança. Desta vez, entretanto o piloto ao que parece estava muito perto do chão para tentar agir (ejetar) durante a situação de emergência. Alem disso é fato conhecido que o MiG-21, possui a uma alta velocidade de aproximação. Este ano, a Índia perdeu seis aeronaves militares, incluindo dois MiG-21, um MiG-29, um MiG-27 e um Su-30MKI e um Mi-17V-5.

IAF opera cerca de 80 (quatro esquadrões) desses aviões de origem Sovietica e tem ocorrido problemas recorrentes em seus motores R-29. Há alguns anos, foi realizado um estudo para tentar sanar os problemas nos motores da aeronave e verificou-se que o custo das alterações torariam inviável a solução.
Há 50 anos em serviço na Força Aérea da India a substituição do modelo MiG-21 esta prevista para 2017, quando o LCA - Tejas deverá estar na linha de frente.
Nossas condolências à família do Piloto falecido.
By Vinna com informações do LiveFist e Ria Novosti