O governo norte-americano está com o foco voltado para que "os brasileiros entendam qual é a exata natureza de nossa inteligência", disse nesta quinta-feira Ben Rhodes, assistente para segurança nacional da Casa Branca e, como tal, membro da delegação que Barack Obama trouxe para a cúpula do G20, inaugurada hoje em São Petersburgo.
É a primeira manifestação oficial da Casa Branca desde que o programa "Fantástico" revelou domingo um esquema de espionagem dirigido especificamente para a presidente Dilma Rousseff. 
A presidente se disse "irritada" e determinou que o chanceler Luiz Alberto Figueiredo cobrasse explicações do embaixador em Brasília, Thomas Shannon.
A frase de Rhodes não esclarece praticamente nada, a não ser a expectativa de que as explicações a serem oferecidas ao Brasil desarmem a crise, que pode resultar, no limite, no cancelamento da visita de Estado que Dilma deve fazer em outubro aos EUA.
A própria Dilma não se manifestou ao se encontrar com jornalistas brasileiros, após se reunir com o presidente chinês Xi Jinping nesta quinta-feira.
Anunciou apenas que falaria na sexta (6), já no aeroporto de São Petersburgo, pouco antes de embarcar de volta para o Brasil. Os jornalistas tiveram tempo para apenas uma tentativa de pergunta, exatamente sobre a espionagem, mas ela não respondeu.


Do UOL