Focos de luz foram vistos por duas noites consecutivas no interior de SP. Ufólogo fala em objeto voador não identificado; pesquisador descarta.


 

Objetos luminosos no céu de Lorena, por duas noites consecutivas, despertaram a curiosidade dos moradores no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e se tornaram um dos assuntos mais comentados pela população desde a madrugada da última quarta-feira (12), ocasião em que a aparição foi registrada pela primeira em vídeo e publicada em redes sociais. A luz não identificada foi registrada por pelo menos três moradores.
De acordo com as pessoas que avistaram a luz, na primeira noite, entre a quarta-feira (11) e quinta-feira (12), eram quatro pontos luminosos, sendo um deles de maior intensidade. Esse foco de luz, em formato arredondado, alternava de brilho e cor e fazia pequenos movimentos praticamente sem mudar de lugar ou emitir ruído.
Na segunda ocorrência, na última madrugada, eram dois focos luminosos, um acima da cidade e o outro em direção à cidade vizinha, Piquete. As luzes foram avistadas por pelo menos quatro horas nas duas vezes.

Uma das gravações foi feita pela comerciante Isabela Russo Milet Freitas, de 28 anos, moradora do bairro da Cruz. Ela contou que foi observar o céu depois que uma amiga lançou o alerta aos contatos de uma rede social.

"Eu vi o post dela, mas inicialmente continuei no computador. Como começou a dar repercussão imediata, saí para observar. Nunca vi nada parecido, tenho certeza que não era um avião ou helicóptero, até porque ficou a madrugada toda entre a luz estar mais forte e mais fraca", relatou ao G1. Segundo testemunhas relataram na internet, em alguns locais houve intermitência de energia elétrica.

Análise
Para o ufólogo Renato Mota, em uma avaliação breve baseada apenas no vídeo, parece tratar-se de um objeto voador não identificado (Ovni). "Eu congelei alguns trechos do vídeo e utilizei um software para analisar com mais clareza.


O que posso afirmar é que existe semelhança com os objetos avistados no céu de São José dos Campos, na ocasião que ficou conhecida em todo o país como a noite dos Ovnis", contou o radialista que é consultor de uma revista do segmento.


Ele disse que pretende buscar mais relatos e vídeos sobre o fenômeno para analisar com mais clareza. Ainda segundo Mota, o Vale do Paraíba registra com frequência aparições de ovnis, geralmente em áreas afastadas ou próximas a grandes indústrias.

O pesquisador de astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Othon Winter, também viu as imagens e afirmou que é possível descartar que o fenômeno tenha relação com ações extraterrestes.

"Isso porque quando algo externo ao planeta cruza a atmosfera, é possível verificar neste objeto a formação de uma cauda, o que não ocorreu neste caso", afirmou.

Ele afirmou ainda que existem hipóteses para o fenômeno, mas frisou que são especulações. "O que pode ter acontecido é alguma empresa lançar gases ou outro tipo de material no ar e essas partículas, sendo refletidas a partir de algum ponto de luz, causem algo semelhante ao que foi avistado em Lorena", disse.

 

Fonte: G1

Via: Arquivos do Insólito