Tendo voado em  17 de julho, o protótipo do A-4M Skyhawk modernizado que será utilizado pela aviação de caça da Marinha Brasileira foi finalmente voado por um oficial daquela arma no dia 3 de setembro último em Gavião Peixoto (SP), interior de São Paulo, onde fica sediada a unidade da Embraer responsável pelo trabalho de modernização.
A aeronave foi conduzida pelo Capitão-de-Corveta (FN) Paulo Mário.  O protótipo modernizado esta sendo usado como plataforma para certificação dos equipamentos e futuras modificações que serão implantadas. 

A modernização dos caças Skyhawk da Marinha do Brasil envolve a implantação de novos sistemas de navegação, geradores, datalink, aviônicos e sistemas de navegação. 


Será incrementado a vida útil da aeronave pelo menos ate 2025 por conta dos reparos na fuselagem e nas superfícies estendidas das asas dos AF-1, além da substituição de alguns elementos estruturais das células. Uma das principais modificações será a adoção de um novo radar, no caso o IAI/ELTA EL/M-2032 israelense e a adoção de misseis BVR.


A Embraer deve modernizar pelo menos 12 jatos A-4 (nove aeronaves monoplaces AF-1 e três biplaces AF-1A), de acordo com o divulgado em um contrato firmado em 2009 e avaliado em US$ 106 milhões.


By Vinna com informações de NOMAR online e Aviation Explorer