https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkC01sxSVfL5CwmhR9DShI2Oax5XWbmImpE5kEj7N1BkrtEslbbWqXB5Sfc5mqGMoKJMtSE570Th_9xvnQRk5rdkEP9N7VEXR70TOcNW2BZlGotOz8gShRtNx0sH2q8upg0wLC11PHpET5/s400/super+tucano+EMBRAER.jpg
A Força Aérea Paraguaia  pretende instalar um esquadrão de aeronaves antiguerrilha no aeroporto Mariscal Estigarribia (província do Chaco). A aeronave pretendida seriam pelo menos 6 Super Tucanos.
A Ideia é incrementar a capacidade da FAP em controlar o espaço aéreo contra voos ilícitos. Neste sentido, o Ministério de Defesa do Paraguai pretende a aquisição de dois radares dois radares primários, fixos e aeronaves que visam substituir os seis Tucanos atualmente.
O projeto visa a aquisição de um mínimo de equipamentos militares para que seja mantido um grau satisfatório de adestramento das equipagens.

Já foram avaliados o russo Yak 130, o L139 ALCA (estes rejeitados por razões orçamentárias) e o Super Tucano. Estes últimos já foram oferecidos ao Paraguai anos atrás, juntamente com um pacote de empréstimos para aquisição. O Paraguai adquiriu duas plataformas radar móveis 3D EL/M-2106 NG da Elta Systems.

Os governos do Brasil e do Paraguai estavam em negociações avançadas para o fornecimento de seis exemplares do avião de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano à Força Aérea Paraguaia (FAP). Ocorre que o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo acabou suspendendo as negociações.

Como parte do esforço de reaproximação entre Brasil e Paraguai desde que o presidente Horacio Cartes assumiu o cargo, em agosto, o assunto volta a pauta de negociações. No ano passado, as relações comerciais entre Brasil e Paraguai foram da ordem de US$ 3,6 bilhões e as importações de produtos paraguaios cresceram 38%, na comparação com o ano anterior.

By Vinna com Informações do Estadão, Infodefensa & Defensa