GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

segunda-feira, dezembro 09, 2013

Porta-aviões chinês Liaoning atraca no Mar da China Meridional

By on 9.12.13
 O porta-aviões chinês "Liaoning" atracou nesta sexta-feira pela primeira vez em uma base militar no Mar da China Meridional, onde o país asiático mantém reivindicações territoriais com países vizinhos e no meio de um aumento das tensões regionais.
http://2.bp.blogspot.com/-Ge8wqmb5G0o/UL1eK7xXgZI/AAAAAAAAVn8/0DrOlkSWV3c/s1600/j-15+flying+sharke+fighterChina++Aircraft+Carrier+Liaoning+CV16+j-15+16+17+22+21+31+z8+9+10+11+12+13fighter+jet+aewc+PLA+NAVY+PLAAF+PLANAF+LANDING+TAKEOFF+(2).jpg Segundo a agência oficial "Xinhua", o "Liaoning" partiu na terça-feira do porto oriental de Qingdao, cruzou ontem o estreito de Formosa e chegou hoje à base de Sanya, na província chinesa de Hainan.
Em sua primeira missão fora de sua base original no Mar Amarelo, o porta-aviões está acompanhado pelos contratorpedeiros "Shenyang" e "Shijiazhuang" e pelas fragatas "Yantai" e "Weifang".
A viagem da pequena frota acontece durante o aumento das tensões regionais, depois que a China anunciou a ampliação de sua zona de defesa aérea, que passou a incluir as ilhas Diaoyu/Senkaku, controladas pelo Japão, mas cuja soberania é reivindicada por Pequim há décadas.
Em sua viagem a Hainan, o "Liaoning" cruzou o Mar da China Oriental, onde ficam as ilhotas Diaoyu/Senkaku.
No Mar da China Meridional, Pequim também mantém reivindicações territoriais, neste caso pelos arquipélagos Spratly e Paracel, disputado com Vietnã, Filipinas e outras nações do sudeste asiático.
Tanto no caso das Diaoyu/Senkaku, como nas ilhas meridionais, o conflito esconde interesses econômicos, pois se acredita na existência de ricas reservas de petróleo e gás nas águas próximas dos arquipélagos.


Da Exame

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts