Vietnã recebeu oficialmente o primeiro submarino dos seis que tem comprado da Rússia para reforçar a sua defesa naval, em um momento de tensão na região pelas aspirações sovereigntist da China, informou a imprensa local hoje. Os navios são adquiridos Varshavyanka modelo 636, mais conhecido como Kilo , a nomenclatura utilizada pela OTAN, e foi nomeado HQ 182- Hanoi.
Os submarinos Kilo servem para a proteção da marinha e instalações costeiras e de reconhecimento básico e de patrulha, para o que têm armas anti-submarino e contra navios de superfície . O 636 é o mais recente modelo desta classe e tem o motor mais silencioso e o sistema de batalha mais avançado, que fornece informações sobre dois alvos simultaneamente. 
A cerimônia oficial de recepção HQ 182 - Hanoi última quarta-feira foi realizada na base naval Cam Ranh na província sudeste de Khanh Hoa , segundo Vietnam.Net. O próximo navio chegará em março e será nomeado HQ 183 - Ho Chi Minh. A Marinha vietnamita planeja receber todo o lote de 6 navios em 2016. China e Vietnã as ilhas Paracel ou Paracelso , a primeira chamada Xisha e vietnamita Hoang Sa.