A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) apresentou o aguardado protótipo de robô. Chamado de Valkyrie, o androide foi mostrado nesta terça-feira (10) e faz parte de projetos que indicam, segundo o líder do projeto, que a exploração espacial pode ser liderada por humanóides que prepararão o terreno antes da chegada de humanos.

Com 1,9 metro de altura e peso de 125 quilos, é descrito como o “super herói robô” por Nicolaus Radford, líder do projeto do robô no Centro Espacial Lyndon Johnson, da Nasa.
“A Nasa quer ir a Marte, e nos planos para chegar a Marte, Nasa irá provavelmente enviar robôs antes de exploradores humanos. Esses robôs irão começar a preparar o caminho para os humanos, e, quando os humanos chegarem, robôs e humanos irão trabalhar juntos”, disse Radford à Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE, na sigla em inglês), em vídeo postado no YouTube (Assista aqui).
“Tecnologias como o Valkyrie, e outros avanços que o DRC está fazendo, estão alimentando diretamente os programas que a Nasa enxerga como críticos para a exploração humana do espaço a longo prazo”, completou.
No peito, as lentes das câmeras dividem espaço com sonares. A bateria, que pode ser removida, está instalada nas costas do robô e tem autonomia para até uma hora de atividade. Segundo Radford, as peças de Valkyrie foram arranjadas para poder facilitar um possível reparo. Astronautas podem repor componentes no robô em 15 minutos, diz.
Valkyrie irá competir com outros androides em uma espécie de desafio rebótico da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas de Defesa (Darpa, na sigla em inglês).
Com provas de destreza e força, a disputa, chamada de DRC, testará qual deles é mais apto a auxiliar as pessoas em uma situação de emergência.
O robô possui câmeras na cabeça, no peito, nas mãos, nos joelhos e nos pés. “Qualquer dado, qualquer pedaço de informação, de imagem, que quiserem ver do que o robô vê estará disponível para os nossos usuários”, explica o Radford.
A própria Darpa possui um robô, chamado Atlas. Um vídeo da agência mostra que o android é capaz de subir escadas, se manter em equilibro caso seja atingido por algum objeto e até desviar de obstáculos (Veja o vídeo aqui).
Outro concorrente será o robô da equipe Thor, acrônimo de Robô para Operações Táticas Perigosas (Veja o vídeo aqui). O desafio ocorrerá entre 20 e 21 de dezembro e reunirá, até agora, 17 equipes. A premiação para o vencedor é US$ 2 milhões.

Do G1