A companhia sueca Saab anunciou em abril deste ano, em seu site, que a empresa AEL Sistemas S.A., baseada em Porto Alegre, seria parceira no fornecimento de aviônicos (componentes) para o caça Gripen NG se o modelo “fosse escolhido pela Força Aérea Brasileira“.

Na época, sites especializados em defesa e indústria de armamentos do Brasil e de outros países repercutiram o comunicado. Com o processo de escolha do modelo em banho-maria, o assunto foi esquecido.

Na quinta-feira, este blog tratou do tema e lembrou a manifestação da Saab.

Abaixo, a nota publicada no site da Saab em abril:

FX-2: AEL Sistemas S.A. selecionada para fornecer pacote de aviônicos para o Gripen NG

12 de abril de 2013, em Notícias

A AEL Sistemas S.A. foi selecionada para o programa FX-2 em aviônicos para o Gripen NG caso seja escolhido pela Força Aérea Brasileira.

Em 2009, a Saab e a AEL Sistemas S.A. (‘AEL’) assinaram um ME (memorando de entendimento) identificando potenciais áreas de cooperação no âmbito do Programa Brasileiro FX-2, incluindo desenvolvimento, produção e logística de longo prazo para o Gripen NG.

‘A escolha da AEL para o fornecimento de pacotes de aviônicos para o Gripen NG mostra o compromisso da Saab com a Política de Defesa do Brasil. A Saab ofereceu extensiva cooperação com a indústria brasileira criando aberturas de trabalho, transferência de tecnologia e uma oportunidade de participar de um programa de desenvolvimento conjunto para o Brasil na indústria de defesa assim como um pacote de um número de outros negócios’, disse Eddy de la Motte, diretor da Gripen Export.

A partir deste ME e da cooperação, a AEL irá, se o Gripen for selecionado no programa FX-2, fornecer este extenso pacote de aviônicos, incluindo displays, processadores, computadores, software, serviços de integração e suporte logístico. Isso permite uma parceria de longo prazo para o futuro garantindo transferência de tecnologia e total envolvimento no desenvolvimento de tecnologia aeronáutica com o Brasil.

‘Nossa cooperação no Gripen NG irá apoiar o Brasil no aperfeiçoamento de sua capacidade tecnológica de defesa de dependente para independente. Tomando parte no processo de desenvolvimento para o Gripen NG, a AEL Sistemas S.A. será capaz de introduzir seus mais recentes displays, computador e tecnologias de software em um caça da próxima geração. Isso incrementará a contribuição de sucesso da AEL Sistemas para as Forças Armadas Brasileiras’, diz Shlomo Erez, diretor geral da AEL Sistemas S.A.”