Segundo declarações veiculadas no "Wall Street Journal", Depois da escolha do Brasil pelo Gripen, a SAAB tem recebido sondagens de clientes asiáticos, alguns países europeus e pelo menos um outro país sul-americano e outro Africano acerca de especificações e aspectos do seu caça.
O Brasil optou pelo Gripen em dezembro em uma intenção de contrato cuja a cifra gira em cerca de US $ 4,5 bilhões para 36 jatos. 80% do Gripen será produzido no país.
A montagem e a integração das peças e sistemas dos aviões será feita pela Embraer. Ainda não está definido quais serão as peças que serão produzidas no Brasil. O investimento inicial de US$ 150 milhões será para as instalações físicas da fábrica e a transferência de equipamentos e máquinas.
Segundo o vice-presidente mundial, Embraer, Mectron, Atech, AEL Sistemas, Akaer e a subsidiária da GE no pais vão participar do fornecimento das partes mais complexas do caça, envolvendo integração de sistemas e armamentos, montagem final, data-link, componentes e manutenção de motores, sistemas aviônicos e desenvolvimento de aeroestrutura.
Países como a Suécia, Tailândia, África do Sul e República Checa operam a aeronave.A Suíça deverá contratar 22 aeronaves se a escolha da força aérea for aprovada no referendo.

By Vinna com informações do Wall Street Journal