Além do caso envolvendo os testes russos, os EUA também estão preocupados com as atividades militares recentes da China. Na terça-feira, o Pentágono informou que em 9 de janeiro a China realizou com sucesso o teste de um novo veículo aéreo militar de "ultra-alta velocidade" (ultra-high speed, em inglês) que representaria um sério desafio para a tecnologia de ponta do exército dos EUA.
  
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEif62seDGTUb8rIsxBzmYfq4pqWNaHeUviLGypRZ5mt7WSorvMSpiHRHqjc7f5on9_9v16V4Djkw-IMVoofIb057bJa8a0xcbTN3u7YohGfI7lgW9S_yaFzetv7dhXEGI-iHDNhQI8f4jU/s640/A+comparison+of+recent+Chinese+military+UAV+designs.jpg
Durante uma audiência do Comitê de Defesa da Câmara na terça-feira, Frank Kendall, subsecretário de Defesa, alertou que a China está aumentando drasticamente seus gastos militares, enquanto "os nossos orçamentos estão indo na direção oposta". Segundo o Pentágono, mísseis com nova tecnologia hipersônica da China seriam capazes de penetrar o sistema americano de defesa balística e transportar ogivas nucleares a uma velocidade recorde – o veículo aéreo não-tripulado chinês é capaz de voar a uma velocidade entre 3.800 e 12.000 quilômetros por hora.

De Veja