O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, garantiu, em reunião com o governador Raimundo Colombo nesta quarta-feira (5), em Brasília, a continuidade do financiamento da Novaer Craft, de Lages, junto à Empresa Brasileira de Inovação (Finep), por meio de alteração de portaria que impedia a continuidade do repasse de recursos para inovação a empresas com o perfil de “start up”. Com isso, a expectativa é que o lançamento do protótipo da aeronave TXC aconteça ainda no mês de março. “Precisamos que nossas novas empresas continuem com incentivo na hora que entrem no mercado, que seus projetos não morram. No caso da Novaer, o Governo do Estado já aportou R$ 9 milhões por acreditar na inovação”, salientou Colombo.
Conforme o presidente da SC Par, Paulo César da Costa, o TXC será a primeira aeronave de pequeno porte construída em 100% fibra de carbono. Terá lugar para dois passageiros na linha militar e quatro passageiros na linha civil. “O protótipo já está pronto, passando pelas fases de regulagem aviônica e eletrônica e esperamos que, em meados de março, ela inicie os voos de testes”, expressou o presidente.
Ao todo, o financiamento prevê o repasse de R$ 90 milhões para o projeto, em um período de três anos. “Vamos tirar este impeditivo para melhorar o financiamento”, garantiu Raupp. Após o lançamento do protótipo, terá início o processo de certificação da aeronave, com nível internacional. Também acompanhou o encontro o secretário de Articulação Nacional, João Matos.
Concluído o ensaio de cargas da asa do T-Xc

O ensaio estático da asa do protótipo do T-Xc foi concluído em 30 de janeiro nas instalações da Novaer. O objetivo principal deste ensaio foi a validação do modelo utilizado para cálculo de todos os elementos estruturais da asa. Para isto, foram instalados extensômetros nas posições mais críticas e significativas da asa, permitindo que os resultados encontrados e registrados para as tensões nestes pontos pudessem ser comparados com os valores que haviam sido calculados teoricamente, com emprego de recursos computacionais.

Para realizar o teste em questão, a asa foi fixada em um cavalete construído especialmente para esta finalidade, e o carregamento foi processado em etapas, com a deposição de pesos em estações da asa previamente determinadas, proporcionando assim uma distribuição de cargas na asa equivalente àquela que ocorrerá em vôo, em uma condição de aplicação de fator de carga igual a 5G. Os valores indicados pelos extensômetros foram continuamente monitorados e registrados em cada etapa. Adicionalmente, foram ainda verificados os módulos de rigidez da asa, em flexão e em torção.

Portanto, é com muito orgulho que Novaer vem a público informar que os testes foram bem sucedidos e que a asa encontra-se em plenas condições de utilização em voo, o que representa a conclusão de mais uma etapa da produção do protótipo do T-Xc, um marco importante na história da empresa e também da Aviação Geral brasileira.