Denúncias de comitê belga que investiga espionagem apontam que a GCHQ, agência de inteligência britânica, estaria monitorando o tráfego de dados em cabos submarinos com a cooperação de empresas privadas de telecomunicações.
Pelo menos cinco dos cabos submarinos que emergem na costa da Bélgica seriam alvo de grampeamento. As informações capturadas pela GCHQ seriam compartilhadas com a americana NSA.
Um jornal alemão publicou uma lista com os nomes das empresas supostamente envolvidas na liberação de acesso direto aos cabos de fibra ótica que ligam a Inglaterra ao resto da Europa. Entre os nomes citados estão o da Vodafone e da Verizon.
Um presentante da Vodafone refutou as acusações e afirmou que a empresa se adequa às leis de todos os países onde está presente.
A GCHQ já foi criticada diversas vezes anteriormente por suas práticas de vigilância em massa, incluindo o monitoramento de centenas de milhares de chamadas telefônicas e a captura de milhões de imagens de webcam. Até o momento não há uma resposta oficial para esta acusação.