GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

segunda-feira, março 31, 2014

China Tank Type 99a2: Para que serve o novo tanque ligeiro chinês?

By on 31.3.14

Nos últimos meses têm surgido mais imagens do carro blindado ligeiro chinês de nova geração, as quais revelam que ele já está sendo fornecido em quantidades consideráveis às unidades chinesas estacionadas nas regiões montanhosas do oeste da China. 
Até este momento os especialistas ainda pouco sabem sobre esse novo carro blindado chinês. Nem se sabe sequer o nome oficial do novo tanque ligeiro. Segundo uma das versões, se trata do tanque ligeiro tipo 99A2, o que permite que ele seja facilmente confundido com a última versão do tanque de combate principal chinês do tipo 99. Se supõe que ele esteja equipado com um canhão de 105 mm, tem uma forte blindagem combinada da parte frontal do corpo e da torre, parcialmente copiada do tanque básico do tipo 99, e que o seu peso atinge as 30 toneladas.

Estamos falando do único no mundo tanque ligeiro não-anfíbio de série que se destina a ser usado como carro de combate principal em regiões de terreno acidentado. O novo tanque deverá substituir os antigos tanques ligeiros não-anfíbios chineses do tipo 62, que eram carros blindados simples e baratos com blindagem e armamento fracos. O novo tanque, pelo contrário, tem uma concepção bastante complexa e original. O seu chassi, por exemplo, é completamente original e não se encontra nos outros modelos de veículos chineses. Ele possui uma distância variável do solo ao chassi e é provavelmente bastante complexo e dispendioso. Na sua totalidade o custo desse veículo pode ser comparável ao de um tanque de combate básico. O seu desenvolvimento deve ter consumido tempo e recursos consideráveis.
Surge a questão: porque decidiu a China realizar este projeto inédito em todo o mundo? O tanque ligeiro dificilmente supera em princípio pelo seu armamento o veículo blindado de infantaria motorizada WZ502G. Sem dúvida que ele tem uma melhor proteção, mas essa vantagem será tão importante que justifique os custos de desenvolvimento de um novo modelo de veículo? Com um peso de cerca de 30 toneladas, contra as 50 toneladas dos tanques de combate básicos, ele terá sempre uma blindagem inferior. Os ataques com mísseis antitanque da infantaria, com artilharia ou com meios aéreos irão afetá-lo tal como aos tanques básicos usados em terrenos planos. Devemos recordar que a tentativa de uso generalizado de tanques do tipo 62 na guerra de 1979 contra o Vietnã resultou em grandes perdas, depois do que a China abandonou temporariamente o desenvolvimento de novos tipos de tanques ligeiros.
Por outro lado, sabemos que a Índia também está ponderando a possibilidade de adquirir tanques ligeiros para as suas tropas de montanha, tendo no passado falhado no desenvolvimento de tanques desses usando chassis do veículo BMP-1. Talvez esse tenha sido o motivo para o desenvolvimento de um novo carro de combate por parte dos engenheiros chineses.
Na Rússia o veículo mais próximo desse tanque chinês é o canhão antitanque autopropulsado Sprut-SD de 125 mm, que é fabricado em pequenas quantidades desde 2005 (foram produzidas cerca de 40 unidades). Comparando o canhão autopropulsado Sprut-SD com o seu análogo chinês, este possui um armamento mais potente e um peso inferior (18 toneladas). Ele é capaz de superar cursos de água e ser aerotransportado. É evidente que a blindagem do Sprut-SD é muito mais fraca que a do veículo chinês e a sua classificação como “peça antitanque autopropulsada” também indica a sua diferente utilização. O Sprut-SD usa um chassi modificado dos veículos de combate BMD das tropas aerotransportadas.
A China usou anteriormente o chassi dos tanques ligeiros dos tipos 62 e 63 num vasto leque de veículos especializados: veículos de engenharia e de apoio técnico e reboque, peças de artilharia, blindados de transporte, etc. O desenvolvimento de um tipo novo de chassi exige um grande esforço, e usá-lo para apenas um modelo de veículo especializado é surpreendente.
De qualquer forma será interessante seguir a evolução desse novo e original tipo de veículo militar chinês.

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts