O serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Bielorrússia informou que o país recebeu nesta quinta-feira, 13, seis caças Su-27 e três aviões de transporte militar russos. Na quarta-feira, 12, o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, declarou que, devido à intensificação das atividades da OTAN perto das fronteiras do país, seu governo estaria disposto a receber forças aéreas adicionais da Rússia em seu território.
De acordo com a imprensa local, as aeronaves aterrissaram em um aeroporto próximo da cidade de Babruysk. Na segunda-feira, 10, a Aliança do Norte mobilizou jatos de reconhecimento na Romênia e na Polônia para monitorar a crise ucraniana e avaliar os possíveis desdobramentos da situação para a segurança dos países-membros da organização.

Do Diário da Rússia

http://files.myopera.com/langtu32/albums/4089702/Su-27-Flanker.jpg A Rússia enviou para a Bielorrússia seis aviões de combate Su-27 e três aviões de transporte, para missões que incluem reconhecimento e espionagem aérea, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

Os nove aparelhos ficarão baseados no aeroporto militar de Bobruisk, na região de Mogiliov, fronteiriça com a Rússia

O estacionamento de aviões russos foi proposto, na quarta-feira, pelo presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko, como medida contra a crescente presença militar da NATO nos países vizinhos.

Para além da Rússia e da Ucrânia, a Bielorrússia faz fronteira com Letónia, Lituânia e Polónia, países membros da NATO, onde, aliás, poderão vir a ser instalados componentes do futuro escudo antimísseis dos Estados Unidos da América.

As forças armadas russas têm intensificado nos últimos dias manobras militares em regiões fronteiriças com a Ucrânia, que, recorde-se, pediu hoje à ONU um debate urgente sobre a intervenção militar russa na Crimeia.





Do A Bola